Série Papo de Economia Criativa estreia primeira temporada

Blog SerMídia,

A série documental Papo de Economia Criativa, idealizada e dirigida pela jornalista e fundadora da Papo de Mídias Erika Zuza, estreou no último dia 24 a sua primeira temporada mostrando os bastidores da identidade criativa potiguar, abrangendo as grandes áreas da economia criativa atendidas pelo SEBRAE no país: Consumo, Mídias, Cultura e Tecnologia.

São quatro mini documentários, exibidos no canal do YouTube da Papo de Mídias, nas terças e domingos, com imagens captadas através de smartphone, seguindo todos os protocolos de segurança. Em um bate-papo descontraído, o projeto dará voz e visibilidade a profissionais que atuam no mercado criativo e que estão sempre dispostos a inovar em suas atuações, especialmente neste ano de pandemia da COVID-19.

No primeiro episódio, com o tema ‘Consumo’, foram entrevistados dois profissionais do mercado da moda potiguar: Marcus Figueirêdo, diretor criativo e CEO da “Moda de Pedro” (@modadepedro) e Geórgia Dantas, estilista e idealizadora da marca “Gueorguia - Moda Responsável” (@georguiaoficial).

O segundo episódio abordará o tema ‘Mídias’, com foco no mercado audiovisual, mostrando a cobertura dos bastidores do “Cine Drive-In Natal”, idealizado pelas produtoras Haylene Dantas e Keila Sena. O projeto proporcionou uma experiência de cinema diferenciada aos potiguares, contando com 125 profissionais envolvidos direta ou indiretamente na sua execução e recebendo mais de 1300 carros. Keila Sena destaca a relevância do Papo de Economia Criativa para os profissionais do segmento: “Vejo este projeto como inovador - ao menos aqui no RN – mostrando a importância da Economia criativa e apresentando projetos que impulsionam o setor. A área da cultura é sempre a ponta, se há crises é a primeira a ser cortada e se houver retomada é a última da fila. É muito importante pra nós que fazemos parte deste segmento ter um veículo que fale e reforce a importância da cultura para a economia, o quanto nosso setor movimenta o mercado, gerando trabalho e renda. Eu me sinto muito honrada enquanto Cine Drive-in Natal de ter o projeto incluído neste programa, reforçando a importância que o projeto teve em meio a pandemia, gerando trabalho pra muitas pessoas que não estavam trabalhando. Sabemos que parte das pessoas que fazem a economia criativa são profissionais liberais que precisam estar em constante movimento em trabalho para poder se manter e manter as suas famílias. Que bom que este projeto registra projetos empreendedores, pois, além de servir de exemplo para os fazedores da cultura, reforça ao poder público e as empresas privadas que incentivar, patrocinar projetos culturais é desenvolver a economia, é validar a importância da Economia Criativa.”

O terceiro episódio fala de cultura, no universo das artes cênicas da companhia “Casa de Zoé”, uma produtora idealizada pela atriz Titina Medeiros, com o intuito de promover encontros artísticos e suas derivações criativas. Tendo como seu primeiro grande projeto o espetáculo “Meu Seridó”, a companhia tem sua ênfase voltada para teatro, mas já trabalha também em outras áreas de expressão como o cinema e a música.

E encerrando esta primeira temporada o Papo de Economia Criativa aborda o tema ‘Tecnologia’, no mundo dos bastidores de quem vive da produção de jogos eletrônicos. Vamos conhecer profissionais potiguares que estão fazendo a diferença neste trabalho no Brasil e no Canadá. Além dos bastidores do grupo PONG - Potiguar Indie Games – comunidade dos desenvolvedores de jogos eletrônicos do RN.

Fernando Nóbrega, sócio da Cervejaria Raffe, falou sobre o apoio à primeira temporada da série: “Há algumas semanas o pessoal da produção entrou em contato comigo para falar sobre a proposta, e quando eu vi que era um projeto focado nos empreendedores potiguares que passaram por um processo de transformação, principalmente digital nesse ano de 2020, eu entendi que tinha tudo a ver com a nossa trajetória. Nós somos uma empresa jovem de 03 anos que teve que enfrentar de frente esse ano maluco, e a proposta do projeto tinha tudo a ver com o nosso momento atual, então a gente entrou de cabeça, estamos juntos nesse projeto”.

A série documental Papo de Economia Criativa, da Papo de Mídias, é um projeto aprovado no Edital de Economia Criativa do SEBRAE – RN 2020. O projeto também conta com o apoio das empresas potiguares Cervejaria Raffe e Sodiê Doces Natal.

1º episódio: https://www.youtube.com/watch?v=IDTFA1jH584&t=23s

SERVIÇO

SÉRIE PAPO DE ECONOMIA CRIATIVA

24/11 -  Estreia - Tema: Consumo

29/11 - Domingo, 19h - Tema: Mídias

01/12  - Terça-feira, 19h - Tema: Cultura

06/12 – Domingo, 19h - Tema Tecnologia

Exibição: https://bit.ly/3mKMwqB

Saiba mais:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/papodemidias/

TWITTER: https://twitter.com/papodemidias

FACEBOOK: https://www.facebook.com/papodemidias


A+ A-