Cine Drive-In Natal traz experiência de um cinema com alta tecnologia e nostalgia

Blog SerMídia,

Houve um verão nos anos 40 quando se podia ver filmes ao ar livre. Mas na Base Aérea de Parnamirim era off-limits, exclusivo aos oficiais graduados e convidados ilustres. Nos anos 70, os natalenses sentiram um gostinho do cinema no “carango” e serviço de bar com o Hippie Drive-In, que durou poucos anos.

A experiência divertida e nostálgica, somente conhecida através dos filmes de época e das séries retrôs, encontrou no momento de pandemia do novo Corona vírus uma forma de viajar no tempo. É com este sentimento que nasce o projeto CINE DRIVE IN NATAL, o primeiro cinema em formato drive-in a ocupar o espaço do Arena das Dunas.

Idealizado pelas produtoras Haylene Dantas (HD Produções) e Keila Sena (Casa de Produção), ambas com experiência em produção e projetos de cinema em Natal, o Cine Drive In Natal vai oferecer entretenimento de qualidade de forma segura, agradável e única, abarcando todos os públicos para vivenciarem juntos uma grande experiência de cinema com emoção. O modelo já vem sendo utilizado em outras cidades inclusive por redes de cinema, como o Cine drive In Paulínia-SP, e o Cine Brasília, o mais antigo do País.  Em Natal o projeto conta com incentivo do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Cabo Telecom, e incentivo da Prefeitura Municipal de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e patrocínio da Unimed Natal.

Durante o mês de outubro serão realizadas quatro edições no estacionamento do Arena das Dunas, com exibição de cinco filmes por noite, divididas em quatro sessões. A cada sábado do mês será montada uma grande estrutura de exibição ao ar livre com uma tela de 12m de largura x 7m de altura e um equipamento de projeção e radiotransmissão de alta qualidade para que seja possível atender a demanda de até 200 carros por sessão.

O público poderá acompanhar o áudio pelo rádio e alguns filmes vão dispor de aplicativo de acessibilidade para cegos ou surdos, integrando todos sem a necessidade de separação de publico.

 “É um projeto cultural de resgate ao cinema drive-in que vem sendo tendência no Brasil, por ser adequado as recomendações de proteção ao vírus. Mas é também um momento para emoções positivas. Queremos criar algo de bom, um respiro para as famílias nesse momento difícil que estamos vivendo” comentou Haylene Dantas. Para Keila Sena, “é um projeto democrático, acessível e de experiência, pois queremos mostrar uma possibilidade de cinema e celebrar a alegria de estarmos juntos, mesmo da forma diferente”, comentou.

CINEMÃO A CÉU ABERTO

Serão exibidos seis filmes por edição, sendo três longas nacionais ou internacionais e três filmes potiguares. A cada sábado serão 4 sessões, sendo a primeira a Sessão infantil (classificação indicativa: livre), às 17h. Na sequência (20h) a sessão Clássicos do Cinema (Classificação indicativa: livre ou 14 anos). A terceira e quarta sessões reúnem curtas metragens produzidos no Rio Grande do Norte e filmes contemporâneos, os chamados filmes de festivais.

Entre as sessões um DJ vai agitar o ambiente discotecando músicas potiguares e de trilhas cinematográficas. É também neste momento que se dará a logística de entrada e saída de carros.

O Cine Drive-In Natal vai marcar a história nesse momento de reinvenção como projeto cultural de promoção, resgate e memória dos cinemas drive-in, além de difundir o cinema brasileiro, os clássicos que marcaram gerações e a relação das pessoas com a experiência do cinema como arte acessível.

ESTRUTURA

A segurança e a organização do estacionamento é a base para a realização deste evento, o qual adotará um sistema rígido de fiscalização (controle de entrada e saída, distanciamento limite de automóveis por sessão e permanência do público no interior dos carros) para garantir a saúde e bem estar de todos.

O projeto também será um grande gerador de renda temporária, pois envolve diversas empresas e profissionais da economia criativa. Somente na equipe estarão mais de 70 pesso, além dos fornecedores.

O Cine Drive-In Natal vai trabalhar com uma equipe composta por técnicos de projeção, som e luz, produtores, cenógrafo, curadores, projecionista, programador, jornalistas, técnicos do audiovisual, gerente de marketing entre outras e ainda uma grande equipe de atendimento ao público. Dezenas de seguranças direcionados a organização do estacionamento manterão o controle rígido do distanciamento entre os carros, além da própria segurança de todos. Rapazes e moças sob patins e bicicletas darão apoio ao público orientando e esclarecendo dúvidas.

A fiscalização de uso de máscaras e outras medidas de segurança ficará por conta dos “lanterninhas” como nos antigos cinemas; a venda de balas e bombons, se dará por meio de bombonieres (tabuleiros) acopladas ao corpo do atendente. As bicicletas atenderão a demanda de venda de águas, refrigerantes e pipoca ao público.

Haverá uma equipe de limpeza exclusiva para atendimento aos banheiros químicos, os quais serão nos modelos mais amplos e com pias para lavagem das mãos; Essa equipe estará a postos fazendo a higienização a cada vez que o equipamento for usado, e seguranças farão o controle da fila respeitando a marcação do distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

Todos estarão equipados individualmente com máscaras, luvas e álcool em gel para sua higienização constante durante o período de trabalho, fazendo troca de 3 em 3 horas das máscaras e luvas.

Alimentação por QR Code

O evento pretende organizar uma praça de alimentação com a instalação de Food Trucks que atenderão o público por meios digitais, realizando a entrega dos lanches nos carros dos clientes através de um entregador de bicicleta a exemplo do Uber Eats. A realização da oferta desses serviços só será possível mediante a autorização dos órgãos públicos competentes que atuam no combate ao Covid-19.

A instalação da Praça de Alimentação não impede que o público leve seu próprio lanche de casa.

INCENTIVO FISCAL

O projeto está submetido às Leis de Incentivo à Cultura que beneficiam o patrocínio das empresas por meio da dedução de impostos, através da Lei Municipal Djalma Maranhão da prefeitura de Natal e Lei Estadual Câmara Cascudo do Governo do Estado.

OS REALIZADORES

A HD Produções é uma produtora que atua no mercado há 8 anos, que acredita na transformação de vidas através do acesso à arte, cultura e educação. A produtora de Haylene Dantas já realizou produções de projetos em variadas cenas no mercado Potiguar e Nacional.

A Casa de Produção é uma empresa que promove eventos culturais e atividades de capacitação. Presta serviço de produção audiovisual para produtoras nacionais em longa-metragem, documentários, séries pra TV, comerciais publicitários e campanhas políticas. Um dos principais projetos culturais da produtora é o Festival de cinema Goiamum Audiovisual.

QUER SABER SOBRE OS CINE DRIVE IN?

Um cinema drive-in é a estrutura de uma grande tela ao ar livre, com cabine de projeção em uma grande área de estacionamento para automóveis. Dentro desta área o público pode ver filmes na privacidade e conforto de seus carros. Na década de 1920, os "filmes ao ar livre" se tornaram um entretenimento popular de verão nos Estados Unidos, tendo o pico de popularidade no final da década de 1950 e no início da década de 1960. Não somente pela viabilidade econômica, por terem seus ingressos mais baratos, mas também pela segurança e conforto, o “cine drive-in” era uma excelente opção de entretenimento para as famílias, como por exemplo, o fato de que casais pudessem cuidar de seus bebês enquanto assistiam a um filme, sem ter que se preocupar com o entorno. Por outro lado, os jovens consideravam os drive-ins ideais para um primeiro encontro e a busca pela diversão. Ao contrário dos cinemas fechados, havia um ar de informalidade atraente para pessoas de todas as idades, mas especificamente para as famílias.


FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Haylene Dantas e Keila Sena

Produção Executiva: Haylene Dantas, Keila Sena e Arlindo Bezerra

Assistente de Produção Executiva: Rodolfo Hollanda

Direção de Produção: Nathalia Santana

Coordenador Financeiro: Arlindo Bezerra

Designer Gráfico: Dimetrius Ferreira

Marketing Digital/Social Media: Nathalia Santana

Assessoria de Imprensa: Cintia Lopes e Luciana Oliveira

Documentação fotográfica: Luana Tayse

Documentação em vídeo: Carito Cavalcante

Coordenador de Estrutura: Rafael Telles

Cenografia: Rogério Ferraz

Projeção: Wilberto Amaral

Realização: Casa de Produção e HD Produções


A+ A-