Chegadas e Partidas!

Rafaella Domingues,

Dia desses, tive a oportunidade de ouvir uma história de amor. Um encontro inesperado, num lugar distante. A história começou assim. Uma história de amor contada por uma jovem, que mais parecia fazer poesia. A poesia se faz com amor, saudade e dor, afirmam os poetas.

A jovem se denominou Saudade. Saudade com s maiúsculo mesmo, de tanto que doía a “ausência presente” do amado que partiu precocemente. Saudade era o sentimento que constituía o seu corpo e a sua alma naquele momento. A sua poesia, musicalizada, versava sobre o vivido e o desejo de viver, a dois, os sonhos e os projetos, agora interrompidos.

A morte tem dessas coisas! Ela surge e separa, às vezes inesperadamente, os casais, os amores, os amigos, os pais dos seus filhos. A dor é inevitável, é esperada, é única e deve ser respeitada, compartilhada e cuidada para ser acomodada e, quem sabe, transformada em atos de amor com a vida.

Com Saudade não foi diferente. Sim, havia dor. Os seus olhos (molhados) revelavam isso. Havia um singelo e iluminado sorriso, revelando as lembranças de um encontro feliz. Ela não buscava compreender a morte, isso ela deixou para os filósofos, teólogos e outros estudiosos. Ela sentia a sua reverberação e revelava em suas palavras que algo transcendia. Esse algo para além dela mesma era a leveza e o colorido das flores que eles plantaram nos caminhos que juntos construíram. Nesse lugar de chegada, ou partida, não havia espaço para mágoas, ressentimentos, desculpas a pedir ou palavras a dizer. O amor foi contemplado em sua plenitude. Eles puderam partir em paz, nesse momento, em estradas diferentes.

Na despedida, Saudade simplesmente agradeceu à vida pelo encontro, pela oportunidade de ter vivenciado o amor, afinal, “um único momento de beleza e amor justifica uma vida inteira”, me fazendo lembrar de Rubem Alves. É verdade!

Seguindo o seu caminho, a jovem leva as lembranças e tenta acomodar o coração. E eu, que tanto já ouvi dizer que saudade é o amor de quem fica, aprendi que saudade também pode ser gratidão pelo amor vivido.  

Gratidão, Saudade!


Tags: chegadas gratidão partidas saudade
A+ A-