Saiba para onde viajar nos feriados prolongados

Veja o calendário de folgas e dicas dos melhores lugares para conhecer em cada uma delas.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Arquivo/verão
Bom para o turismo: sem contar o Natal, que cai numa sexta, temos pela frente nove feriados prolongados, incluindo os nacionais.

Mal acaba a folga de fim de ano e já corremos atrás do calendário do ano que começa para saber quantos e que feriados prolongados teremos. A ideia é se planejar para conhecer finalmente aquele destino cobiçado há tempos, retornar a um local querido ou até emendar com as férias. Feriado é quando tudo fica mais caro e lotado, é verdade. Mas, definindo com antecedência o roteiro da viagem, dá para economizar consideravelmente, sobretudo com passagens aéreas.

Sem contar aqui o Natal, que cai numa sexta, temos pela frente nove feriados prolongados, incluindo os nacionais (Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados); os ponto facultativos Carnaval e Corpus Christi; e a Consciência Negra, considerada feriado em cinco Estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro) e em alguns municípios, entre eles, São Paulo. A Proclamação da República é o único feriado que cai no fim de semana (domingo).

Para você já ir se planejando, selecionamos três destinos (no caso do carnaval, sete), nacionais e internacionais, ideais para cada um dos nove feriados, considerando diferentes perfis e fatores como clima e festas típicas. Você pode, claro, usá-los como inspiração e ir em datas que não as sugeridas aqui. O importante é não deixar passar os momentos de respiro que 2020 reservou, pois será um ano e tanto.

Carnaval

É o primeiro feriado prolongado do ano depois do 1º de janeiro (Confraternização Universal) e um dos poucos com quatro dias, apesar de ser considerado ponto facultativo. Para quem folgar, ele começa no sábado, dia 22 de fevereiro, e vai até terça-feira, dia 25. Para alguns sortudos, ainda dá para estendê-lo até a Quarta-feira de Cinzas, dia 26. É tempo suficiente para curtir bem um destino de folia, descansar corpo e mente no interior e até sair do País.

Páscoa

Oficialmente, este feriado religioso e nacional é na Sexta-Feira Santa, dia 10 de abril, emendando com o fim de semana (Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa). Dá para viajar para Estados próximos, de avião e até de carro.

Tiradentes

Se tiver de escolher entre viajar no feriado de Tiradentes ou na Páscoa, considere que o ano terá apenas três folgas de quatro dias e uma delas é Tiradentes. O feriado cai na terça-feira, dia 21, e pode ser bem aproveitado num destino de natureza, histórico ou estrangeiro.

Trabalhador

Para quem está em São Paulo, as regiões Sul e Sudeste são ótimas de serem exploradas em um feriado de três dias como o 1º de maio, Dia do Trabalhador, que este ano cai na sexta-feira. Cidades com praia e parques renderão bons momentos e fotos ao ar livre antes de o inverno chegar.

Corpus Christi

O primeiro semestre é fechado com chave de ouro. Em junho, Corpus Christi, celebrado no dia 11 de junho (quinta-feira), encerra a lista de feriados de quatro dias de 2020. É também a última folga antes das férias de julho. Ou seja, ainda que uma viagem no período não seja exatamente barata, pode ser mais acessível (em termos financeiros e de lotação) do que no mês seguinte.

Independência

Em plena primavera, cai bem no feriado de três dias da Independência tanto um destino onde flores são protagonistas quanto uma praia ou piscina com centrinhos interessantes. Mas que não sejam tão distantes assim (de São Paulo, no caso), cabendo num roteiro de carro ou de poucas horas de avião.

Nossa Senhora

O feriado de 12 de outubro, como é popularmente conhecido, tem apenas três dias este ano (cai na segunda-feira). Mas está colado no Dia do Professor, no dia 15 de outubro (quinta-feira), formando para algumas pessoas, em geral estudantes, a famosa Semana do Saco Cheio, uma semana inteirinha de folga. Por isso, selecionamos dicas tanto para quem terá apenas três dias quanto para quem pode esticar a viagem.

Finados

O feriado não remete a algo alegre na nossa cultura, mas pode ser mais feliz com uma viagem para espairecer (lembre-se que será fim de ano e o cansaço bate). Que tal, então, destinos de natureza? Pode ser uma praia, cachoeira, com ou sem aventura, perto ou distante de centros urbanos e até incluindo lugares internacionais no roteiro.

Tags: feriados turismo
A+ A-