Waze: aplicativo é usado por motorista infrator para fugir da Operação Lei Seca

Ferramenta digital utiliza sistema de pontos para motivar usuário a compartilhar informações.

Rafael Araújo,

Quando se trata de trânsito, a ferramenta mais utilizada pelos motoristas infratores é o Waze. O aplicativo possui diversas finalidades. A principal delas é compartilhar informações sobre o tráfego em tempo real. 

O Waze mostra uma atualização direta sobre o fluxo e possíveis transtornos do trajeto, como acidentes, bloqueios, entre outros.

Além de indicar os trajetos, o aplicativo também auxilia os motoristas a encontrar os postos de combustíveis mais baratos ao longo da sua rota. 

O Waze tem um sistema de pontos, para motivar o usuário a compartilhar as informações. A partir disso, as pessoas são classificadas no aplicativo. A designação começa com a ‘Waze Baby’, que é a classificação inicial, e vai até o ‘Waze Royalty’.

A ferramenta é hoje uma espécie de rede social que dá auxilio aos motoristas. Mas, apesar dos inúmeros benefícios e contribuições da ferramenta, alguns condutores têm utilizado o Waze para atitudes ilícitas, como indicar pontos de blitz da Operação Lei Seca.

waze-mNa semana passada, o Nominuto entrevistou o tenente Styvenson Valentim, da Polícia Militar. Ele coordena as Operações da Lei Seca em Natal. Styvenson relatou que a polícia está atenta aos aplicativos e redes sociais. “Nós temos dois policiais que ficam monitorando as redes sociais e os aplicativos. Eles ficam atentos às rotas de fuga e nos informam sobre elas, e a partir daí, nós deslocamos alguns agentes para fazer pequenas barreiras nessas vias alternativas”, comenta.

O tenente ainda concluiu sua fala relatando que a atitude de indicar pontos de blitz, é, para ele, uma atitude criminosa. “Indicar pontos de blitz é uma atitude de apologia ao crime. Não sabemos se as pessoas que estão vindo nos veículos estão dirigindo sob efeito de álcool, se estão com drogas, ou até mesmo se estão fugindo de algum crime. Ou seja, as pessoas que apontam os pontos de barreiras, podem estar também auxiliando criminosos”, ressalta.

A contribuição do aplicativo para a sociedade, para os motoristas é positiva. No entanto, os condutores têm que se conscientizar e saber utilizá-lo corretamente.

Tags: Aplicativo Motoristas Trânsito Waze
A+ A-