STTU realiza ações educativas na nova faixa compartilhada da Av. Roberto Freire

Projeto da faixa para ônibus e bicicletas é um caso de sucesso e já foi implantado em outras vias de Natal.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Divulgação/STTU

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal iniciou nesta terça-feira (12) uma série de ações educativas para conscientizar os condutores de veículos, ciclistas e pedestres sobre a nova faixa compartilhada da Av. Roberto Freire. A via também ganhou nova sinalização horizontal e vertical.

A ação está sendo realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), a Associação de Ciclistas do RN (ACIRN), Seturn, Programa Vida no Trânsito e o RN+Saudável.

Nesta semana ainda serão realizadas blitzen educativas na quinta (14) e no sábado (16), nos horários de 9h às 10h e das 15h30 às 16h30.

Os dois lados da avenida estarão com equipes de educação orientando condutores, motoristas de ônibus, ciclistas e pedestres que transitam na via. Nas ações, que devem acontecer durante o mês de janeiro, serão distribuidos material educativo, adesivos e folders sobre o uso correto da via e sua sinalização.

O trabalho também conta com agentes de trânsito em bicicletas e educadores de trânsito que realizarão vivências entre operadores de ônibus e ciclistas sobre a forma correta de transitar na faixa compartilhada.

O projeto da Faixa Compartilhada Ônibus/Bicicleta é um caso de sucesso e já foi implantado em outras vias da cidade, onde foram constatadas a redução de acidentes com ciclistas e uma diminuição considerável no tempo de viagem dos ônibus urbanos (fluxo de mais de 20 mil passageiros/dia se considerar apenas 3 linhas urbanas), trazendo assim mais conforto para a sociedade natalense).

A faixa compartilhada da Avenida Engenheiro Roberto Freire conta com cerca de 6km de extensão, abrangendo os dois sentidos da via. Somente pode transitar na faixa compartilhada ônibus e bicicletas. Os outros veículos também podem fazer o uso para conversão ou acessar lotes lindeiros. De acordo ainda com as autoridades de trânsito, as operações de fiscalização somente serão iniciadas após o período das atividades educativas.

Tags: ações educativas Av. Roberto Freire faixa compartilhada Prefeitura do Natal STTU
A+ A-