Sinalizações dos redutores de velocidade precisam de adequações, diz vereador Felipe Alves

O secretário adjunto da STTU prometeu fazer um novo levantamento para verificar essa situação.

Rafael Araújo,
Rafael Araújo/Nominuto
Sinalização prévia não é feita pela STTU, e Avenidas contam apenas com placas alocadas próximo aos equipamentos.
A sinalização dos redutores de velocidade existentes na cidade do Natal precisam passar por adequações, é o que diz o vereador Felipe Alves. “Antes da fiscalização eletrônica é necessário de placas de sinalização indicando a existência do aparelho, e informando a velocidade máxima permitida na via”, disse o parlamentar. A reportagem do Nominuto.com esteve na manhã de hoje nas Avenidas da capital, e constatou que as placas só estavam alocadas acima dos radares.

Segundo o vereador, a falta de sinalização prévia pode causar acidentes e contribuir para o aumento no número de notificações. “Quando não há placas, ou elas estão alocadas em cima dos radares, há uma possibilidade grande de ocasionar acidentes, devido a freadas buscas que os condutores fazem ao visualizar os equipamentos”, comentou Felipe Alves.

Ainda de acordo com o parlamentar, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não prevê mais determinação para esse tipo de sinalização. “Antigamente era obrigatório indicar com antecedência o limite de velocidade e a existência de radares. Mas, hoje isso não é mais previsto, e, justamente por causa disso há uma omissão por parte do município”, relatou.

placas-h1

Com a denúncia do vereador e a constatação do caso, a reportagem do Nominuto.com conversou com o secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Walter Pedro. “Em outubro do ano passado, antes de instalar os novos radares, nós fizemos um levantamento e constatamos que em todas as vias que haviam fiscalização estavam bem sinalizadas. Mas, diante do problema relatado, nós iremos fazer um novo levantamento para verificar essa situação”, afirmou.

Novos radares

Em entrevista ao Nominuto.com, o secretário Walter Pedro admitiu a possibilidade de instalar novos radares na cidade em breve. “Tem alguns pontos que já constatamos a necessidade. Na Avenida Prudente de Morais, por exemplo, pode ser inserido mais um equipamento”, disse. Segundo o secretário, os recursos para a instalação de novos radares já estão garantidos.

Tags: Eletrônicos Radares Redutores de Velocidade Semob Sinalização STTU
A+ A-