Sesap e Detran conscientizam para os acidentes no trânsito

Acidentes no trânsito aumentam demanda por cirurgias nos hospitais estaduais.

Da redação,

A pandemia dá sinais de melhoria no Rio Grande do Norte, com a redução nos casos e óbitos causados pela covid-19, resultado de um intenso trabalho do Governo do RN por meio das medidas enfrentamento e combate ao coronavírus, atrelado ao avanço na campanha de vacinação.

Apesar desse cenário, os acidentes no trânsito continuam acontecendo regularmente, acarretando num aumento da demanda por cirurgias e consequentemente aumentando a quantidade de pessoas que aguardam por procedimentos cirúrgicos, podendo ocasionar na lotação dos hospitais estaduais.

O Rio Grande do Norte registrou 238 vítimas fatais por acidentes de trânsito entre janeiro e junho deste ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). No mesmo período, 2.662 pessoas deram entrada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior hospital público do RN e referência no atendimento ao trauma no estado, em decorrência de acidentes provocados por moto; e, 462 pessoas atendidas por causa de acidentes de automóvel.

Diante desses números e em alusão à Semana Nacional do Trânsito, com início na próxima segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Detran, por meio do Programa Vida no Trânsito, unidos na campanha “O vírus mata. A Velocidade no Trânsito também”, alertam e conscientizam os potiguares sobre os acidentes no trânsito.

A atenção, o cuidado e a prudência são indispensáveis no trânsito e podem evitar acidentes com vítimas fatais. Nesse sentido, é importante que os condutores sigam as seguintes dicas de segurança:

- Realize revisões periódicas em seu veículo;
- Use sempre o cinto de segurança;
- Sinalize antes de realizar alguma ação no trânsito;
- Se beber, não dirija;
- Não utilize o celular enquanto dirige;
- Respeite os limites de velocidade;
- Respeite a sinalização;
- Respeite os pedestres, ciclistas e motociclistas.

Tags: acidentes de trânsito conscientização Detran lotação dos hospitais procedimentos cirúrgicos RN Sesap
A+ A-