Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta

Observatório Nacional de Segurança Viária, o trânsito brasileiro mata uma pessoa a cada 15 minutos.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Getty Images
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o trânsito brasileiro mata uma pessoa a cada 15 minutos.

A Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta-feira (18) e prossegue até o próximo dia 25 de setembro. O tema deste ano é o mesmo do Maio Amarelo “Perceba o risco, proteja a vida” e devido à pandemia da Covid-19 as ações serão centralizadas pelas redes sociais e os meios tradicionais de comunicação como as emissoras de TVs, rádios, jornais e sites.

Segundo a secretária da STTU, Elequicina Maria Santos, “esse será mais um momento de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de cada um nos deslocamentos urbanos e entre as cidades”.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o trânsito brasileiro mata uma pessoa a cada 15 minutos e a cada dois minutos um ser humano sofre ferimentos nesta guerra viária. “Daí a importância das ações de conscientização e sensibilização de perceber esse risco e proteger a vida das pessoas durante mais uma edição da SNT em todo país e aqui em Natal (RN)”, explica a Secretária, que também é Observadora Certificada pelo ONSV.

E essas ações são mais que necessárias: o Brasil está na quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo, de acordo com estudo de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando atrás apenas da China, Índia e Nigéria. Em 2018, o índice brasileiro atingiu a triste marca de 23,4 mortes por 100 mil habitantes, considerada muito alta. Foram cerca de 34 mil mortes em 2019 e um gasto de R$ 50 bilhões com os custos dos acidentes de trânsito – entre gastos com saúde, indenizações e previdência.

Tags: Prefeitura do Natal Semana Nacional de Trânsito STTU
A+ A-