Maio Amarelo: campanha de conscientização terá foco na mídia e redes sociais

Ações presenciais de educação no trânsito serão transferidas para o mês de setembro.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Divulgação/Prefeitura do Natal

O tema do Movimento Maio Amarelo para esse ano é: “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”. A fim de proteger a vida e atender as orientações do Ministério da Saúde referentes à pandemia do Covid19, a Coordenação Geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (CGET/Denatran/SNTT), juntamente com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), decidiram que a forma de atuação neste ano será a realização de campanhas digitais, por meio das redes sociais e sites, importantes ferramentas para alcançar o objetivo: reduzir o número de vítimas do trânsito. As ações presenciais serão transferidas de maio para setembro de 2020, com intuito de proteger a população.

A principal característica do Movimento Maio Amarelo é a mobilização da sociedade com ações nas ruas, vias e rodovias de todo o país durante o mês de maio. As prefeituras e suas Secretarias de Trânsito e Mobilidade, os Detrans, DERs, os demais órgãos que executam ações, bem como a imprensa, estão empenhados no sentido de evitar a disseminação da pandemia do coronavírus. Desta forma, realizar o Maio Amarelo com a mobilização que tradicionalmente ocorre, com caminhadas, ações educativas, palestras, seminários, apresentações de teatro, entre outras atividades presenciais com a participação de instituições de ensino, associações, em praças, ruas, rodovias, não será viável.

Com o objetivo de destacarmos a importância do movimento Maio Amarelo, torna-se essencial e indispensável que todos os envolvidos, sociedade civil, instituições públicas e privadas, produzam materiais de conscientização sobre segurança no trânsito, com intuito de evitar acidentes e, consequentemente, salvar vidas. Dessa forma, o DENATRAN, com o objetivo de contribuir com a divulgação dos materiais digitais produzidos, solicita a todos, que tenham interesse nessa parceria, que enviem seus materiais para o e-mail [email protected] até 15 de maio de 2020, respeitando a capacidade máxima de 20Mb, nos formatos PDF, JPEG ou MP4.

Em Natal (RN), a secretária de Mobilidade Urbana (STTU), Elequicina Maria dos Santos juntamente com José Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária, realizam uma Live nesta segunda-feira (4), às 10h da manhã, para explicar mais detalhes sobre a campanha. De acordo com a gestora, “a Prefeitura do Natal irá focar as redes sociais e a mídia tradicional para chegar as pessoas neste período da crise do Covid-19. Vamos utilizar as ferramentas do Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp, jornais, sites, rádios, canais de tvs, sites e blogs no formento e engajamento da sociedade civil organizada no movimento. Além disso, na condição de observadora de segurança viária do Rio grande do Norte, vamos promover uma integração com os municípios, convidando as cidades na região metropolitana e Mossoró (segundo maior município do RN).”


"Esperamos que, em setembro, com a situação atual estabilizada, estaremos ainda mais fortalecidos para que, junto com as entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT, possamos levar o movimento às ruas, unindo forças e tornando a mobilização ainda mais grandiosa. Contamos com o apoio de toda a sociedade, no sentido de compartilhar os materiais produzidos na campanha. Pense no trânsito com carinho e compartilhe essa ideia! PERCEBA O RISCO: PROTEJA A VIDA", destaca José Aurélio Ramalho, do ONSV.

Tags: Prefeitura do Natal
A+ A-