Ecoblitzen conscientizam motoristas sobre preservação ambiental e educação no trânsito

Os usuários do trânsito são orientados a usar os equipamentos de segurança.

Da redação,

Para conscientizar os motoristas natalenses sobre as questões ligadas a preservação ambiental e do comportamento adequado no trânsito, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a de Mobilidade Urbana (STTU) realiza durante toda esta semana as Ecoblitzen educativas nas quatro zonas administrativas da cidade. A ação integra a Semana do Meio Ambiente 2015 e segue até a próxima sexta-feira (12), das 7h30 às 9h e das 17h às 18h30.

Os usuários do trânsito são orientados a usar os equipamentos de segurança – cinto, capacete, luvas, cadeirinha – corretamente. Além de evitar ultrapassagens perigosas e respeitar o sinal luminoso, uns aos outros e o meio ambiente. Nesta edição especial das blitzen os motoristas também recebem material educativo e os educadores também conscientizam a população a economizar água e energia elétrica.

“As abordagens são feitas nos pontos de maior fluxo de pessoas e transportes, tentamos convencer a população a obedecer às leis de trânsito e falamos da importância da preservação do meio ambiente para a qualidade de vida”, explica a integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Especialista em Gestão Ambiental, Ana Gouveia. “Pedimos para que os motoristas e pedestres não joguem lixo nas ruas, aos condutores recomendamos uma lixeira no veículo”, emenda.

A equipe que realiza esse trabalho passou por treinamento adequando tanto para aprender os temas quanto na forma de transmiti-los. “Como são abordagens rápidas, os educadores precisam de traquejo e dinâmica para informar o motorista”, comenta o ator e Educador de Trânsito da STTU, Jair Fernandes da Silva.

Ainda segundo o educador , técnicas teatrais, músicas, danças, expressões corporais e pantomimas, também são utilizadas como meio de comunicação para educar. “Brincando é que se aprende, principalmente quando tratamos de um tema tão estressante como o trânsito”, avalia.

Ele também faz um alerta sobre o índice de acidentes de trânsito, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), supera a marca de 40 mil por ano. “Precisamos diminuir esse índice e garantir que todas as pessoas tenham direito a educação de trânsito, como determina o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)”, afirma Fernandes.

Confira os próximos pontos de atuação:

10/06
Manhã
Sinal do Praia Shopping

Tarde
Praia Shopping

11/06
Manhã
Prudente de Morais - Corpo de Bombeiros, sentido Alexandrino

Tarde
Rotatória do Jiqui na Escola Lourdes Guilherme

12/06
Manhã
Ponte Nova - Sentido Centro

Tarde
Alexandrino x Rua Barbosa

Tags: Ecoblitzen
A+ A-