Universitários de Natal representam o Brasil em competição tecnológica internacional

Vencedores de Red Bull Basement no Brasil, dupla de estudantes desenvolve app inovador que identifica as necessidades de cada aluno.

Da redação,
Yago Nobre/Red Bull Content Pool
Auana e Luiz, estudantes da Universidade Federal do Rio Grande Norte, propõe aplicativo inovador voltado à aprendizagem.

O Red Bull Basement, plataforma que busca incentivar estudantes a co-criarem soluções que usam a tecnologia para melhorar a vida universitária, anuncia o projeto Aula Zero, dos jovens Auana Maroni Fernandes, de 31 anos, e Luiz de França Afonso Ferreira Filho, de 29 anos, como o vencedor nacional. A ideia, que foi à votação popular no site e passou pela escolha de especialistas da Red Bull diante de mais de 200 projetos de todo o País, agora está em fase de desenvolvimento e, em dezembro, será apresentada numa conferência mundial virtual.

O Aula Zero é uma plataforma educacional gamificada, apoiada por inteligência artificial, capaz de identificar o estado real do conhecimento de um indivíduo e sugerir as melhores estratégias de aprendizagem enquanto acompanha o progresso. A ideia é que, com respostas e informações do usuário, o aplicativo consiga identificar o seu nível de conhecimento sobre um assunto. "No momento, queremos focar nas disciplinas do Enem", diz Auana. "Mas depois a tecnologia poderá ser aplicada a qualquer área de aprendizagem porque conseguiremos mapear como reter mais o aluno, se com atividades visuais, escritas ou de escuta." 

Auana, estudante de História, e Luiz, estudante de Engenharia Mecatrônica, conheceram-se na cidade de Wuhan, na China, em 2015 enquanto estavam estudando lá por uma bolsa de estudos. Os dois tiveram muita dificuldade de aprender chinês e começaram a conversar sobre educação. "Era um problema pra gente, pensávamos em fazer algo a respeito, mas nunca implementamos. Há dois anos começamos a falar de fazer algo e decidimos tirar do papel com a ajuda do Red Bull Basement", conta Auana.

O projeto está agora em fase de desenvolvimento e a dupla trabalha no Seahub co-working, o maior Coworking de Natal em metros quadrados, que tem a missão de a fomentar o empreendedorismo e o ambiente de tecnologia de Natal.

O Aula Zero será apresentado entre os dias 10 e 13 de dezembro ao lado de projetos desenvolvidos por universitários de mais de 20 países. Ao final desse grande encontro, um projeto é escolhido como vencedor mundial, e deve sair do papel com o apoio da Red Bull.

Tags: Auana Maroni Fernandes Aula Zero competição tecnológica Luiz de França Afonso Ferreira Filho plataforma educacional Red Bull Basement
A+ A-