São Gonçalo é primeira cidade do Nordeste a ter história retratada em game educativo

Jogo traz a cultura da cidade como ponto de partida para alunos aprenderem a história do município, palco do Massacre de Uruaçu.

Da redação,
Reprodução
Jogo traz a cultura da cidade como ponto de partida para alunos aprenderem a história do município, palco do Massacre de Uruaçu.

A história de São Gonçalo retratada através do mundo dos games. Desenvolvido pela Clickideia, "Terra dos Mártires", traz a cultura da cidade como ponto de partida para alunos aprenderem a história do município, palco do Massacre de Uruaçu, ocorrido em 1645, quando os invasores holandeses mataram cerca de oitenta pessoas, dando origem aos primeiros mártires brasileiros. 

O game educativo será lançado nesta terça-feira (9), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação de São Gonçalo. Na ocasião, estarão presentes algumas lideranças do município, como o Prefeito Jaime Calado e o Secretário de Educação Abel Soares.

Desenvolvido para retratar da maneira fiel os ambientes e “cenários” da cidade, o jogo traz uma nova perspectiva sobre a invasão holandesa no Brasil, demonstrando a maneira como os holandeses foram recebidos pelos potiguares, pelos indígenas e também pelos portugueses que viviam na região do Rio Grande do Norte naquela época.

SGA-3

O game trata, ainda, de diversos aspectos desse momento histórico, tendo sempre como foco principal o Massacre de Uruaçu e suas consequências para a cultura regional e nacional. Sempre de maneira dinâmica - para estimular a atenção dos alunos -, e ao mesmo tempo aprofundada, não deixando de abordar os principais aspectos da história local. Fatos da atualidade também são retratados, como o aeroporto construído recentemente na cidade, referência econômica para o Rio Grande do Norte.

SGA-H2

“O jogo é pioneiro por ser o primeiro do país a retratar o passado e o presente de uma cidade nordestina. Para desenvolvê-lo, contamos com uma equipe que fez uma verdadeira imersão em todos os acontecimentos que contribuíram para a construção da importância de São Gonçalo do Amarante”, explica Rodrigo Araújo, designer da Clickideia responsável pelo desenvolvimento do game.

O “Terra dos Mártires” pode ser acessado a partir do portal Clickideia (www.clickideia.com.br) por professores e estudantes da rede municipal.

Tags: Cidades Tecnologia
A+ A-