Penitenciária Rogério Coutinho Madruga passa por desinfecção contra covid-19

Operação de higienização dos ambientes na prisão foi realizada por militares e servidores da Secretaria da Administração Penitenciária.

Da redação, Seap,
Seap
Militares e servidores da Seap realizaram desinfecção dos ambientes penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta.

A penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, foi palco neste domingo (24) de uma operação das Forças Armadas de desinfecção para o enfrentamento do novo Coronavírus. A ação envolve militares e servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) no Pavilhão 1 e, amanhã (25), deve ser concluída no Pavilhão 2. 

Semana passada, a penitenciária de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, passou pelo mesmo procedimento.

Neste domingo, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha, Exército e Força Aérea, realizou a desinfecção dos alojamentos dos policiais penais, banheiros, refeitório, setor administrativo, guaritas, setor de saúde, corredores dos pavilhões, ambientes de uso comum e celas.

A higienização dos ambientes prisionais foi intensificada desde março, quando o Ministério da Saúde constatou que a pandemia evoluiu para todo território nacional. Desde então, a rotina dos policiais penais e internos foi alterada, com ações de desinfecção diárias com uso de saneantes e medidas preventivas como o uso de EPI e a suspensão das visitas de familiares e advogados e das atividades de trabalho, educação e capelania.

Os internos foram encaminhados ao pátio pelos policiais penais da unidade com apoio dos grupos especializados da Seap. Dessa forma, sem a concentração de internos nas celas, a atividade e aplicação dos saneantes foi feita de forma segura. Os internos estão conscientes da necessidade das medidas preventivas e tem colaborado nas atividades. 

No Rogério Coutinho foram empregados militares das Forças Armadas habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval. 

A Seap agradece a cooperação do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba no combate à covid-19 no sistema prisional do RN.

Tags: covid-19 higienização Seap
A+ A-