Inscrições para 2ª Conferência Estadual de Segurança Pública do RN terminam hoje

Evento será realizado nos próximos dias 16, 17, 18 de setembro, em ambiente virtual.

Da redação, Governo do Estado,

Representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores vinculados à Segurança Pública e gestores do setor têm até esta terça-feira (15), para realizarem suas inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. O evento será realizado nos próximos dias 16, 17, 18 de setembro, em ambiente virtual.

Os interessados em contribuir para a construção da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública devem fazer a inscrição pela internet no site www.conectarn.com/seguranca. Todas as informações sobre a 2ª Conferência Estadual, desde o regimento interno à programação completa do evento, estão disponíveis no site. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail até o dia 16 de setembro de 2020.

A 2ª edição tem como tema “Cidadania e Participação Popular” e pretende abrir um amplo debate, democrático e plural com a sociedade potiguar, de forma a contribuir com a elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública e de Defesa Social (PESP), dando visibilidade às etapas já realizadas e contemplando as contribuições de outros atores, para além das instituições estaduais. O evento acontece após onze anos de realização da última edição.

A Conferência está constituída por três etapas: a sessão solene e palestra de abertura, no dia 16, às 18h. Nos dias 17 e 18 acontecerão as oficinas de discussões por eixos temáticos, seguida, ao final, da Plenária Final.

As oficinas serão divididas por sete eixos temáticos: Políticas sobre drogas, racismo institucional, redução de danos e segurança pública: desafios e perspectivas; A Segurança Pública e a violência contra as mulheres, crianças, LGBTs e PcD; População em situação de rua, refugiados, apátridas, imigrantes, e o direito fundamental à segurança pública; Sistema penitenciário e sistema socioeducativo: dois paradigmas para a ressocialização; Comunidade e Segurança Pública: prevenção e controle social, repressão qualificada, organizações criminosas e redução de CVLI; Integração entre os órgãos de segurança pública e o sistema de justiça criminal; Valorização profissional, reestruturação e otimização das condições de trabalho para os profissionais de Segurança Pública. Cada oficina não poderá ultrapassar o limite de 50 delegados (as) por sala.

PROGRAMAÇÃO:

16 DE SETEMBRO

18h às 18h30 - Apresentação cultural

18h30 às 19h - Abertura oficial e fala das autoridades

19h às 19h30 - Palestra de abertura com o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

17 DE SETEMBRO

8h às 9h - Apresentação dos trabalhos realizados pela Comissão Especial responsável pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN.

9h às 12h - OFICINA TEMÁTICA 1.1 /// Políticas sobre drogas, racismo institucional, redução de danos e segurança pública: desafios e perspectivas.

9h às 12h - OFICINA TEMÁTICA 1.2 /// A Segurança Pública e a violência contra as mulheres, crianças, LGBTs e PcD.

13h às 16h- OFICINA TEMÁTICA 2.1 /// População em situação de rua, refugiados, apátridas, imigrantes, e o direito fundamental à segurança pública.

13h às 16h - OFICINA TEMÁTICA 2.2 /// Sistema penitenciário e sistema socioeducativo: dois paradigmas para a ressocialização.

17h às 20h - OFICINA TEMÁTICA 3.1 /// Comunidade e Segurança Pública: prevenção e controle social, repressão qualificada, organizações criminosas e redução de CVLI.

17h às 20h - OFICINA TEMÁTICA 3.2 /// Integração entre órgãos de segurança pública e o sistema de justiça criminal.

18 DE SETEMBRO

9h às 12h - OFICINA TEMÁTICA 4.1 /// Valorização profissional, reestruturação e otimização das condições de trabalho para os profissionais de Segurança Pública.

14h às 17h - Plenária final e relatorias.

17h - Encerramento.

Tags: Segurança
A+ A-