Bombeiros registram queda de 59% de ocorrências no litoral durante o Carnaval

Foram 339 atendimentos no período em que foi realizada a Operação Carnaval Seguro promovida pelo governo.

Gerlane Lima,

O Corpo de Bombeiros do RN registrou um total de 339 atendimentos no período em que foi realizada a Operação Carnaval Seguro promovida pelo Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Apesar de a corporação ter registrado um aumento de 3,7% no número total de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 59% de ocorrências nas praias e balneários. Este quantitativo total engloba as ações preventivas e de socorro realizadas pelo órgão.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, o número de atendimentos no Carnaval 2014 esteve dentro do esperado pela corporação. Ele destacou as ações preventivas, do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) e do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), para a redução de ocorrências em áreas de eventos carnavalescos e no litoral.

“O empenho e profissionalismo dos militares que fazem o corpo de bombeiros é o que difere a instituição de qualquer outra. A ampliação da capacidade do CBMRN em atender a um maior número de solicitações, através da diminuição da demanda reprimida que havia em anos anteriores, é a melhor prova de eficiência e comprometimento que podemos oferecer a nossa população”, disse o Coronel Elizeu Dantas.

O maior número de intervenções realizadas pelo CBMRN aconteceu na capital e região metropolitana, onde foram registradas 178 ações da corporação entre os dias 01 e 05 de março (até o meio dia). Os atendimentos com maiores destaques foram: Análises e Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (90), Incêndios e Princípios de Incêndios (40), Enxame de abelhas (15), Árvore oferecendo perigo (01), Salvamento Aquático (01), Atendimento Pré hospitalar (1), Busca de corpo submerso em meio líquido, entre outros.

Na região do Seridó, a Central de Gerenciamento do 3º Subgrupamento de Bombeiros, situada no município de Caicó, registrou um total de 85 atendimentos, entre os dias 28/02 e 05/03 (até o meio dia). As intervenções mais destacadas foram Análises e Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (50), Auxílio ao público (07), Embriaguez e Mal Súbito (17), Acidente com Motocicleta (1), Violência Interpessoal (4), Queda de pessoas de Altura (1), Desmaio (5).

Na região Oeste, a Central de Gerenciamento do 2º Grupamento de Bombeiros, situada no município de Mossoró, registrou um total de 73 atendimentos durante a folia e manteve os mesmos índices do ano passado. Os atendimentos mais destacados foram de Análises e Vistorias em estruturas metálicas de eventos carnavalescos e em Trios elétricos (60), Incêndios e princípios de Incêndios (6), Auxílio ao Público (3), Mal Súbito (1), Colisão de Veículos com Vítima presa nas ferragens – na comunidade do Jucuri próximo a Areia Branca (1), animal em Perigo (1) e busca por pessoa desaparecida na praia do Ceará (1).

No Alto Oeste, os bombeiros registraram apenas 3 atendimentos no período carnavalesco, sendo eles: Enxame de insetos (1), incêndio em vegetação (1) e incêndio em veículo de autopasseio em Frutuoso Gomes (1).  A baixa estatística neste período, no Alto Oeste potiguar, é justificada pela migração da população para polos carnavalescos com mais tradição em folia como, por exemplo, ao município de Tibau do Norte, bem como pela implantação do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que passou a atender na região uma demanda que antes era atendida somente pelo CBMRN.

A+ A-