Vigilância Epidemiológica contabiliza parcial sobre violências e acidentes

No período de 1º a 22, a pesquisa ‘Viva Inquérito 2014’, registrou 546 acidentes de trânsito; 491 quedas; 30 queimaduras; entre outros.

Da redação, Secom,

A pesquisa ministerial ‘Viva Inquérito 2014’, que está sendo realizada desde o dia 1º no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), contabiliza parcial de dados sobre violências e acidentes. A pesquisa tem encerramento previsto para 30 de setembro, e está sendo aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE) e o Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANTs).

Segundo informações da chefe da DANTs, Geane Benedito, no período de 1º a 22, a pesquisa ‘Viva Inquérito 2014’, registrou 546 acidentes de trânsito; 491 quedas; 30 queimaduras; 13 lesões autoprovocadas; 116 - agressão/maus tratos; 285 outros tipos de acidentes; 9 intervenções por agentes públicos; e 2 ignorados. Foram 1.492 entrevistados, entre vítimas ou acompanhantes.

Essa pesquisa envolve servidores da SMS e alunos da UFRN e os dados são coletados a partir das 7h do dia 1º até 19h do dia 30 de setembro. Para Aline Bezerra, chefe do SVE, o objetivo é analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das violências (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) no HMWG, referência estadual em traumas e violências.

Após os dados coletados, é que a DANTs poderá analisar as características dos casos identificados, para desenvolver o planejamento e execução de medidas de prevenção e cultura de paz.

Tags: Saúde
A+ A-