UBS Candelária é referência no atendimento para refugiados pelo SUS

Um dos motivos é a localização em uma área onde há maior concentração desse público.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Ascom/SMS
Usuários puderam ter acesso à atendimento médico, odontológico, nutricional, vacinação e dispensação de medicamentos com prescrição.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) referencia o atendimento de estrangeiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade Básica (UBS) de Candelária, situada à rua Barão de Açu, S/N. Um dos motivos é a localização numa área onde há maior concentração desse público, no distrito Sul do município.

Na última sexta-feira (18), dentro das comemorações pelos 30 anos do SUS, uma série de serviços foram direcionadas aos refugiados venezuelanos no local.

Os usuários puderam ter acesso à atendimento médico, odontológico, nutricional, vacinação, dispensação de medicamentos com prescrição, atividades educativas e recreação infantil. Foram atendidas 144 pessoas.

refugiados-UBS_Candelária-H

A programação teve auxílio de alunos dos cursos de língua estrangeira da UFRN, que realizaram a tradução simultânea durante os procedimentos. Todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 foram cumpridos.

"Essa é uma das características do SUS, um sistema que acolhe, integra e trabalha com todas as ações para a população que precisa e procura assistência nele. A gente oferta esses serviços para identificar, tratar e combater diversas patologias, pois dessa forma a comunidade inteira - incluindo os refugiados - têm mais saúde e qualidade de vida", destaca George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal.

Tags: atendimento de estrangeiros Prefeitura do Natal referência SMS UBS Candelária
A+ A-