SMS faz capacitação sobre aplicação de vacina antirrábica para humanos

Atualmente apenas o Hospital Giselda Trigueiro aplica a dose subsequente da vacina e a intenção é que outras unidades de saúde também possam realizar o procedimento.

Da redação, Prefeitura de Natal,

Um médico e um enfermeiro de cada unidade referenciada, juntamente com os funcionários dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica dos Distritos Sanitários de Natal, participarão nesta quinta-feira de curso de capacitação sobre aplicação da vacina antirrábica em humanos. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm).

A capacitação é uma parceria do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Natal com o Programa Estadual de Controle da Raiva e a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). E tem por objetivo descentralizar a aplicação da dose subsequente da vacina antirrábica em humanos, o que só e feito atualmente no Hospital Giselda Trigueiro (HGT).

Com a descentralização, a dose subsequente da vacina antirrábica, obedecendo ao esquema indicado para determinado usuário, passará a ser ofertada em algumas unidades referenciadas do município de Natal já a partir do dia 4 de agosto. Entretanto, esclarece a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Aline dos Santos Bezerra, o primeiro atendimento continua sendo referenciado pelo Hospital Giselda Trigueiro, assim como a aplicação da primeira dose da vacina.

Tags: Saúde
A+ A-