SMS amplia número de leitos de UTI para atender a rede SUS

A Secretaria assinou com o Hospital Memorial a contratação de mais dez novos leitos de UTI, que estarão disponíveis já a partir de hoje.

Gerlane Lima,

cipriano_maia_mA Secretaria Municipal de Saúde assinou com o Hospital Memorial a contratação de mais dez novos leitos de UTI, que estarão disponíveis para atender aos usuários do SUS de Natal já a partir de hoje (15).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, com o novo contrato, na Rede SUS em Natal passa a disponibilizar 185 leitos de UTI. O número, disse ele, cumpre o preconizado pelo Ministério da Saúde, que estabelece que os leitos de UTI devam corresponder entre 4 a 10% do total de leitos hospitalares da cidade.

 “Estamos bem, nossa proporção é de 8%, o suficiente para atender a demanda de Natal”, argumenta o secretário, acrescentando que o problema de atendimento da demanda é que a capital termina recebendo usuário de todo o Estado. “Só se resolverá isso, quando aumentarmos a oferta de UTIs no interior”, finalizou Cipriano. 

Nos próximos dias, nove outros leitos de UTI do Hospital Universitário Onofre Lopes também serão disponibilizados aos usuários do SUS, já que o Ministério da Saúde fez a habilitação dos referidos leitos.

A+ A-