Sesap estabelece plano de testagem para profissionais da Segurança Pública

Hospital da PM receberá o quantitativo de 2.040 testes rápidos para detecção da covid-19.

Da redação, Sesap,
Divulgação
Hospital da PM, vinculado à Sesed, receberá o quantitativo de 2040 testes rápidos, para serem utilizados com os efetivos policiais.

SELO-CORONA-100A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estabeleceu estratégia de distribuição e realização dos testes rápidos para detecção de anticorpos (IgM e IgG) contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) aos profissionais de segurança pública, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com a Nota Técnica emitida pela Sesap, o Hospital da Polícia Militar, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, receberá o quantitativo de 2040 testes rápidos, para serem utilizados com os efetivos das seguintes instituições: Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Instituto Técnico-Científico de Perícia.

Segundo a Nota Técnica assinada pelo secretário Cipriano Maia, a realização de testes de detecção de anticorpos contra SARS-CoV-2 permite o retorno mais ágil dos profissionais de segurança ao trabalho e que medidas de proteção social, isolamento, acompanhamento e intervenção possam ser realizadas com maior acerto e melhores resultados na proteção de populações mais vulneráveis.

Os testes rápidos disponibilizados neste momento são os denominados SARSCoV-2 Antibody test®, da fabricante Guangzhou Wondfo Biotech Co., LTD. Esse teste foi analisado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, e obteve parecer satisfatório. 

O teste deverá ser realizado respeitando-se as seguintes condições:

Profissional da segurança pública, sintomático após 7 dias do início dos sintomas e preferencialmente 72h após a ausência desses. Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de segurança ficam aptos a retornar imediatamente ao trabalho.

Um resultado positivo determina afastamento de 14 dias, considerando o início dos sintomas. Para retorno antecipado ao trabalho, em caso de teste negativo, é importante que os serviços de saúde que aplicaram o teste forneçam atestado liberando o profissional para a realização de suas atividades laborais e reforcem as medidas de biossegurança.

Baseado em dados de outros países, que mostram que 15% dos profissionais de segurança podem ser infectados pelo SARS-CoV-2, a distribuição dos Testes Rápido será proporcional ao efetivo de cada instituição, conforme a seguinte tabela:

Distribuição dos quantitativos de testes

- Polícia Militar do RN  - 1210
- Polícia Civil do Estado do RN - 300
- Polícia Penal do RN - 300
- Corpo de Bombeiros Militar do RN - 130
- Instituto Técnico-Científico de Perícia - 100

Tags: covid-19 novo coronavírus pandemia profissionais da Segurança Pública Sesap Sesed testes rápidos
A+ A-