Sesap esclarece que não possui autonomia para repasse de recursos ao Varela

Segundo a secretaria, a pasta, neste caso, depende de autorização da Secretaria de Planejamento.

Kyberli Gois,

A secretaria Secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu pronunciou oficial sobre a notícia divulgada ontem (26) pelo Hospital Infantil Varela Santiago, com relação a uma possível paralisação dos serviços, em virtude, segundo o hospital, da falta de repasse de recursos pelo Governo do Estado através da Sesap.

Segundo o Varela Santiago, estado assinou um convênio em maio deste ano, no qual se comprometia com um repasse de R$ 1, 8 milhão, porém, foram repassados, até o momento, R$ 60 mil.

Ainda de acordo com o hospital, a falta dos recursos ocasionou a atraso nas contas de água e luz, além de provocar o desabastecimento de material e medicamentos da unidade.

No texto divulgada à imprensa nesta sexta-feira (26), a Sesap diz que “quanto ao não cumprimento do convênio firmado entre o Estado e o Hospital Infantil Varela Santiago, publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E), no dia 9 de agosto, a Sesap confirma que o acordo, referente ao ano de 2014, prevê o repasse de 1.800.000,00 (Hum milhão e oitocentos mil reais), da fonte própria do estado, como contrapartida financeira do Governo, para manutenção da unidade”.

E esclarece que “a Secretaria de Estado da Saúde Pública não possui autonomia financeira para efetivação deste convênio sendo, neste caso, totalmente dependente de autorização da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), para onde já foram encaminhadas as solicitações de repasses referentes à unidade”.  

Finalizando, disse que “reconhece ainda os bons serviços prestados e a imprescindibilidade do Hospital Infantil Varela Santiago para a assistência pediátrica e realização de cirurgias e deseja que as dificuldades financeiras do Estado sejam superadas e que o acordo seja cumprido”. 

Tags: Hospital Varela Santiago Saúde Sesap
A+ A-