Saúde de São Gonçalo retoma Mutirões de Combate à Dengue

As ações levam um mutirão de serviços de limpeza e iluminação pública, além de mobilizar a população para evitar o crescimento e proliferação do mosquito causador da dengue.

Gerlane Lima,
Fotos: Isaías Carlos
As ações levam um mutirão de serviços de limpeza e iluminação pública, além de mobilizar a população para evitar o crescimento e proliferação do mosquito causador da dengue.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou o Mutirão de Combate à Dengue nos bairros do município. Na última sexta-feira (14) foi realizado no Golandim o primeiro mutirão de 2014, que conta também com a atuação das Secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Comunicação e Eventos, Fundação Cultural Dona Militana, Departamento Municipal de Trânsito e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti aconteceu na Escola Municipal Genésio Cabral e teve a participação de alunos e professores, agentes de endemias, além da Banda Municipal. Estiveram presentes os secretários Jalmir Simões (Saúde), Jane Oliveira (Assistência Social), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Klênio Alves (Desenvolvimento Econômico), Maria Marluce (adjunta Educação), Hiram Fernandes (adjunto Comunicação) e Gilson Paiva (Dir. de Autarquia Administração).

As ações levam um mutirão de serviços de limpeza e iluminação pública, além de mobilizar a população para evitar o crescimento e proliferação do mosquito causador da dengue. A proximidade do período chuvoso deixa em alerta os profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde que intensifica o trabalho dos agentes de endemias. A escolha do Golandim para iniciar o mutirão foi em função da grande área da comunidade que exige uma abrangência maior dos trabalhos e a fronteira com outras áreas da Grande Natal.

sao_goncalo_h1

Nos anos anteriores a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir para menos de 1% os índices de infestação predial, resultando no controle da dengue no município. “O combate à dengue é um trabalho constante e não podemos dormir no ponto. A população é nossa grande aliada nesses mutirões. O trabalho educativo e de prevenção faz a diferença para que os moradores mudem os hábitos de risco e sejam parceiros para evitar os focos do Aedes Aegypti”, disse o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões.

Tags: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante São Gonçalo do Amarante
A+ A-