Saúde de Mossoró prepara reativação do Comitê de Mortalidade Materno

Comitê estava desativado desde 2009 e deverá promover a intensificação do pré-natal e reunir dados sobre o problema.

Da redação, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante,
Saulo Vale/Prefeitura de Mossoró

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró prepara a reabertura do Comitê Municipal de Mortalidade Materno, Infantil e Neonatal com o objetivo de obter informações sobre mortes materno-infantil na cidade. A primeira reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (17) no Centro Administrativo Alcides Belo, e contou com a participação de diversos setores da saúde municipal e da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

O órgão terá como finalidade reunir dados levantados em nível local e promover avaliações contínuas das mudanças dos fatores que provocam a mortalidade materno-infantil. Outro objetivo é o de prevenir que tais eventos aconteçam, por meio da intensificação do pré-natal e da articulação entre maternidades e demais órgãos de saúde.

De acordo com Luana Medeiros, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, o comitê estava desativado desde 2009 e deverá iniciar as atividades o mais breve possível. “É um órgão importante para ampliar as ações de saúde da mulher e da criança, fortalecendo o pré-natal e a assistência às gestantes, além de monitorar casos de mortalidade materno e infantil”, informa.

Outras reuniões deverão acontecer para que os demais órgãos da saúde municipal e estadual se articulem para ativar o órgão. A reabertura do comitê ainda será publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

Tags: Prefeitura de Mossoró Saúde
A+ A-