Prefeitura vai ampliar a capacidade de atendimento na rede de saúde municipal

Dez Unidades Básicas de Saúde de Natal passarão a funcionar com horário estendido.

Da redação,
Reprodução
Prefeito ainda anunciou que haverá mais rigor nas fiscalizações em bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero.

O aumento de casos de covid-19 na capital potiguar e a baixa disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da doença foram pauta de uma reunião do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 do município, no final da noite de ontem (18). Após a avaliação do cenário da  pandemia, algumas ações foram estabelecidas, como a instalação de 10 novos leitos de UTI no Hospital de Campanha e a ampliação dos atendimentos à população na rede básica de saúde.

De acordo com o prefeito, além da ampliação da capacidade de atendimento da rede de saúde de Natal, haverá o reforço das ações de conscientização da população quanto às medidas sanitárias e de prevenção à covid-19.

Na reunião,ficou acertada a abertura dos Centros de Atendimento contra a covid-19 nos finais de semana, além da retomada do horário estendido de funcionamento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também haverá o reforço na quimioprofilaxia, com atualização dos protocolos médicos. "Com os 10 novos leitos que entrarão em operação nesta sexta-feira [19], o Hospital de Campanha vai passar a dispor de 30 vagas de alta complexidade para atender aos pacientes mais graves", afirmou o prefeito.

O prefeito ainda anunciou que haverá mais rigor nas fiscalizações em bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero. Ele disse que, no momento, a Prefeitura não cogita adotar outras medidas restritivas, como fechamento de escolas e instituições de ensino ou de unidades comerciais. “Vamos ser intransigentes contra quem não estiver cumprindo os protocolos exigidos e estabelecidos pelos decretos municipais. A população precisa entender o momento e respeitar as normas sanitárias”, frisou Álvaro Dias.

A equipe de comunicação da Prefeitura vai veicular uma campanha educativa nos meios de comunicação e mídias sociais, alertando sobre a necessidade de a população contribuir com os protocolos sanitários existentes, seguir fazendo o uso de máscara e álcool em gel, bem como evitar aglomerações.


Tags: Álvaro Dias ampliação de horário aumento de leitos campanha educativa covid-19 pandemia Prefeitura do Natal UBS
A+ A-