Prefeitura de Parnamirim vacina cães e gatos contra a Raiva

Campanha segue até 14 de novembro e a meta é vacinar cerca de 80% dos animais domésticos de Parnamirim.

Prefeitura de Parnamirim,
Prefeitura de Paranamirim

No último sábado (18), a secretaria de saúde de Parnamirim realizou o "Dia D" da campanha Nacional canina e felina antirrábica. Foram 47 postos de vacinação em todo o município, entre unidades básicas de saúde, escolas e pet shops. A campanha segue até 14 de novembro e a meta é vacinar cerca de 80% dos animais domésticos de Parnamirim. Ao todo, existem 29.669 cães e gatos na cidade. Só devem receber a medicação animais a partir dos três meses de vida.

De acordo com a coordenação de promoção à saúde da SESAD, em média 4.000 mil animais já foram vacinados desde o mês de setembro, quando teve inicio a campanha. O médico veterinário responsável pela campanha no município.

Os principais sintomas da Raiva são: paralisia dos membros, agressividade, engasgamento que gera a salivação constante e a procura por locais escuros onde não haja nenhum tipo de iluminação.

Caso os animais estejam aparentemente engasgados e salivando, os seus donos não devem tentar abrir a boca e colocar a mão, já que o vírus pode ser transmitido através da mordida. Se algum desses sintomas aparecerem em gatos ou cachorros, as pessoas devem procurar imediatamente um médico veterinário.

A vacina contra Raiva em humanos pode ser encontrada em qualquer unidade básica de saúde do município. Caso tenha dúvidas sobre locais de vacinação para os animais, informe-se pelo telefone: 3644-8104.

Tags: cães e gatos Prefeitura de Parnamirim Raiva
A+ A-