Policiais penais participam de curso de capacitação na Marinha

Servidores da Segurança receberam informações sobre defesa biológica focada no combate ao coronavírus.

Da redação, SEAP,
Divulgação/SEAP

Dois diretores de unidades prisionais do Rio Grande do Norte participaram, esta semana, de um curso de capacitação ministrado pela Marinha para realização de ações práticas na prevenção do contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) nos locais de trabalho. Outros 16 agentes de segurança concluíram as instruções voltadas a desinfecção de ambientes e descontaminação de pessoal e materiais.

O curso foi ministrado pela equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 3º Distrito Naval, na sede Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, no bairro das Quintas. Ao longo de dois dias, totalizando 16 horas de capacitação, os servidores da segurança pública receberam informações sobre defesa biológica focada no combate ao coronavírus.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) selecionou os policiais penais
Zemilton Pinheiro, diretor da Central de Recebimento e Triagem, e Yuri Nóbrega, diretor da Cadeia Pública de Ceará Mirim, pelo fato deles comandarem as duas principais unidades de recebimentos de novos presos no sistema prisional. Além disso, os policiais atuarão como agentes multiplicadores das boas práticas. “Vamos repassar aos policiais nas unidades tudo o que apendemos. A Marinha ofereceu treinamento e estrutura de ponta para a realização do curso”, explicou Yuri Nóbrega.

Entre os diversos assuntos abordados, o curso focou nas formas de contaminação biológica e no uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI). “Os instrutores deram atenção especial ao procedimento correto de retirada dos EPIs. É nesse momento que ocorre grande parte da contaminação”, disse o policial penal.

Desenvolvido a partir do Comando Conjunto entre Rio Grande do Norte e Paraíba, formado pelo Exército, Marinha e Força Aérea, o curso teve a participação de integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia.

Tags: coronavírus Segurança Pública Sistema penitenciário
A+ A-