OPAS diz que políticas de enfrentamento à covid-19 no RN são inovadoras

Executivo quer que organizações contribuam para melhoramento do plano de ação estadual.

Da redação, Sesap,
Arquivo
Lacen foi elogiado por ser o laboratório estadual a apresentar o maior número de processamento de amostras em um único dia.

SELO-CORONA-100A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na última semana, uma série de encontros com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para apresentar as políticas de enfrentamento à covid-19 adotadas pelo Governo do Rio Grande do Norte desde o início da pandemia.

O objetivo é que organizações contribuam para o melhoramento do plano de ação estadual com um olhar externo e o apontando possíveis melhorias.

Após os encontros e visitas, a OPAS, com o apoio do Conass, apontou como ponto forte do plano de ação do estado a inovação empregada na execução dos processos; assim como a eficiência e o comprometimento da equipe envolvida; a divulgação diária dos boletins epidemiológicos; e alto número de amostras processadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Dr. Almino Fernandes (Lacen).

A Subsecretária de Planejamento e Gestão, Lyane Ramalho, que acompanhou o processo de visitas, falou sobre a devolutiva positiva feita pelas organizações: “avançamos muito com o andar da pandemia e com esse novo olhar sob o nosso trabalho, vamos avançar ainda mais”.

A servidora comentou, ainda, sobre o elogio que o estado recebeu. “Durante o encontro no qual foram os apontamentos finais, o Lacen foi elogiado pelos representantes por ser o laboratório estadual a apresentar o maior número de processamento de amostras em um único dia”.

O principais eixos de assistência trabalhados durante a semana foram: vigilância em saúde; comunicação; assistência farmacêutica e laboratorial, elencados como os pilares para a execução das estratégias de combate a pandemia, assim a articulação da Sesap com os municípios, a fim de coordenar esforços para resultados melhores.

Durante a semana, os municípios de Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Caicó recebem visitas em suas instalações de saúde, além de apresentarem, assim como a Sesap, o protocolo de ação adotado no cenário epidêmico. Na capital potiguar, as estrutura visitadas foram o Hospital Giselda Trigueiro, referência no atendimento de pacientes que contraíram o coronavírus, e o Lacen, que processou grande partes das amostras sorológicas colhidas no Estado.

Tags: covid-19 Governo do Estado OPAS políticas de enfrentamento
A+ A-