Natal recebe mais três profissionais do Mais Médicos

Os médicos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Cidade Nova, Santa Catarina e Nova Natal.

Gerlane Lima,
q4x7lsgqMais dois médicos espanhóis e um colombiano, formados na Espanha, passam a integrar a rede de Atenção Básica de Saúde de Natal dentro do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os profissionais já tiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, quando foi definido os seus locais de atuação e início da capacitação sobre o sistema de saúde da cidade.

Os três médicos atuavam no município de Ceará Mirim, mas foram deslocados para Natal devido a problemas daquele município da região metropolitana com a coordenação do programa Mais Médicos. Eles ainda não receberam o registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito a atuarem exclusivamente no atendimento da Atenção Básica.

Segundo a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família da SMS, Marliete Duarte, depois de receberem a capacitação os médicos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Cidade Nova, Santa Catarina e Nova Natal.

Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa recebem bolsa formação de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos médicos participantes.

Conforme previsto na Lei do Mais Médicos, os profissionais são selecionados para atuar no programa durante três anos. Neste período, os com formação no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores.

Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS), na modalidade de educação à distância.
Tags: Mais Médicos Natal
A+ A-