Natal inicia vacinação contra covid-19
Prefeito Álvaro Dias aplicou a primeira vacina em técnica de enfermagem que trabalha na UPA Pajuçara.

A Prefeitura do Natal iniciou nesta quarta (20) a vacinação contra a covid-19 na capital potigual. O prefeito Álvaro Dias aplicou a primeira vacina na técnica de enfermagem da Unidade Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara, Ednalva Maurício da Silva, 54 anos.
“Foi uma grande emoção. Digo para todos que não tenham medo. Se tivesse chegado antes, a vacina teria evitado muitas mortes”, comentou Ednalva.
A campanha de vacinação na capital potiguar contra a covid-19 teve início e conta com quatro pontos de aplicação no sistema de drive-thru. O shopping Via Direta, o Ginásio Nélio Dias, o Palácio dos Esportes e a Arena das Dunas.
Neste primeiro momento Natal conta com 12.235 doses e a Secretaria Municipal de Saúde adotou como estratégia inicial a aplicação do imunizante nos idosos residentes em instituições de longa permanência e nos profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a doença, comprovado efetivo exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.
Já nas unidades do Hospital Universitário (HUOL), Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital de Pediatria Nivaldo Júnior e João Machado, somente serão vacinados os profissionais que atuam diretamente na unidade de atendimento ao paciente Covid. No caso do SAMU/Transporte Sanitário, serão vacinados os servidores intervencionistas. É importante que o profissional faça o cadastro no RN + Vacinas (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/).1ª PESSOA É VACINADA EM NATAL CONTRA A COVID-19! 🙏
— Álvaro Dias (@alvarodiasrn) January 20, 2021
Que emoção, meus amigos! Depois de tantos desafios que passamos nessa pandemia, iniciar a vacinação em nossa cidade renova a esperança em dias melhores! pic.twitter.com/StohYezjkg
“Esse é apenas o primeiro passo. Esperamos receber todas as doses necessárias para vacinarmos toda a população de Natal o quanto antes. Estamos mantendo contato com o governo federal e esperamos logo poder ampliar esse processo”, disse Álvaro Dias.
Polêmica
Inicialmente, Álvaro Dias seria o primeiro a receber o imunizante CoronaVac, sob a alegação de servir como “exemplo” e tranquilizar as pessoas quanto à segurança do procedimento. Contudo, o gestor desistiu da iniciativa após polêmica sobre a decisão. “Sendo bem transparente com vocês... Ainda há muita gente com receio de ser vacinada. Minha intenção em ser o 1ª a receber a vacina em Natal era dar o exemplo e tranquilizar essas pessoas. Não só como prefeito, mas também como médico e do grupo de risco”, justificou nas redes sociais.