Maior parte da população não usou preservativo na última relação sexual

Pesquisa do Ministério da Saúde ainda revela que 94% dos entrevistados sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenir a Aids.

Da redação, Blog da Saúde,
Valter Campanato/Agência Brasil
Diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, revelou que apenas 45% da população que têm vida sexual usa camisinha.

O levantamento ainda constatou que, apesar de menos da metade da população não ter usado preservativo na última vez que fez sexo, 94% das pessoas ouvidas pela pesquisa sabem que a camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a Aids e outras doenças que são transmitidas durante a relação sexual.

A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas de 15 a 64 anos.

A iniciativa também constatou que houve um crescimento significativo de pessoas que disseram ter feito sexo com mais de 10 parceiros ao longo da vida. Por causa disso, o Ministério da Saúde adotou nova estratégia de campanha de prevenção contra a Aids e outras doenças transmitidas na relação sexual para o Carnaval deste ano de 2015.

Campanha
O que o Ministério quer para o Carnaval 2015 é informar por meio de campanha publicitária, o uso da camisinha, o teste rápido para que a pessoa saiba se tem o vírus HIV e o tratamento com remédios.

"Existe uma necessidade do fortalecimento das estratégias do que a gente chama de prevenção combinada. Então, a gente insiste nas práticas do sexo seguro, elas são importantes. Mas é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV. Aquelas que testarem positivo iniciaram o tratamento", explica o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.

Para este Carnaval, o Ministério da Saúde vai distribuir 120 milhões de camisinhas. A partir de primeiro de fevereiro, elas também serão distribuídas nos banheiros dos aeroportos Santos Dummont, no Rio, Salvador e Recife, as três cidades que atraem mais pessoas no Carnaval.

Tags: preservativo relação sexual saúde
A+ A-