Leite materno é gesto de solidariedade e salva vidas

Conheça os mitos e verdades sobre aleitamento materno nas dez perguntas deste domingo.

Marília Rocha,

aleitamento-370A doação de leite materno é considerada mais do que um gesto de solidariedade: é considerada um gesto que salva vidas. Neste domingo você vai entender como é feita a doação de leite, os mitos e as verdade.

Confira nas 10 perguntas e respostas que fizemos sobre o tema

1- Quais os cuidados básicos que a mamãe deve tomar ao amamentar seu bebê? O primeiro cuidado deve ser o desejo de amamentar; seguido de estar disponível fisicamente e emocionalmente e ter leite materno para o bebê.

2- Quais as melhores posições para amamentar? Qualquer posição é correta desde que o lactente abocanhe toda a aréola e a mãe esteja em posição confortável.

3- Existem posições diferentes para as mamães que passaram para uma cesárea e as de parto normal? Sim, no parto cesáreo é indicado o bebê mamar em posição transversa – evitando que as pernas sobre a cicatriz cirúrgica ou na posição invertida.

4- Quais os desconfortos normais durante a amamentação? Dor nos mamilos, fissuras, empedramento e a boa notícia é que todos podem ser evitados.

5- Quando a mamãe deve procurar a ajuda de um médico ou de um especialista em amamentação? Quando o profissional de saúde ou o Pediatra não estiverem resolvendo os problemas e prescreverem complementos sem examinar as mamas ou observar uma mamada.

6- Quais são os produtos mais recomendados para aliviar as dores das mamães nesse período?
Um sutiã mais largo (maior) para sustentar as mamas.

7- Qual o erro (ou erros) mais comuns durante a amamentação e como evitá-los? Usar cronômetros para medir duração das mamadas e intervalos entre as mamadas, desrespeitando a livre demanda; dar chupetas e oferecer mamadeira com água, chás ou complementos.

8- No caso das mamães que voltam ao trabalho e continuam amamentando qual a melhor forma de congelar o leite materno?
O leite pode ficar de 12 a 24 horas na geladeira ou 15 dias no freezer.

9- E qual a melhor forma de tirá-lo e armazená-lo no trabalho? Com frasco de vidro esterilizado. Fazer coleta em uma sala de apoio a amamentação ou em um ambiente limpo, privativo, confortável – nunca no banheiro.

10- Quem pode usar o banco de leite? O leite dos bancos é ofertado com prioridade para os recém nascidos prematuros, de baixo peso, internados em UTIs, filhos de mães HIV  positivo.
Tags: aleitamento materno
A+ A-