João Machado será transformado em Hospital Geral

Até março, o hospital receberá um novo diretor para trabalhar com a abertura do setor de clínica médica que irá resultar no aporte de recursos federal em torno de R$ 270 mil ao mês.

Gerlane Lima,

joao_machado_mCerca de 200 pessoas, entre servidores, pacientes e convidados, estiveram reunidos no Hospital Dr. João Machado, na tarde de ontem (21), para celebrar os 57 anos de fundação da unidade. Durante uma missa, realizada no pátio da unidade hospitalar, o Secretário Luiz Roberto Leite Fonseca anunciou que, até o mês de março, o hospital receberá um novo diretor técnico para trabalhar com a abertura do setor de clínica médica que irá resultar, para dentro da unidade, no aporte de recursos federal em torno de R$ 270 mil ao mês.

Segundo o secretário da Sesap, o recurso oriundo do Ministério da Saúde será administrado pelo próprio hospital, para os serviços de manutenção, reparo e aquisições diversas, bem como para pagamento da produtividade dos servidores, o que contribuirá com o processo de valorização dos profissionais.

“A mudança do perfil do Hospital João Machado imposta pela nova forma de pensar as doenças psicossociais e as patologias psiquiátricas, tornará possível transformar esta unidade em um Hospital Geral com Ala de Psiquiatria. Com essa alteração, teremos a possibilidade de conseguir injetar recursos na unidade, para manutenção e melhorias da estrutura física, além de investir na motivação do servidor”, destacou Luiz Roberto. 

A celebração religiosa também foi dedicada à passagem dos 30 dias de falecimento do paciente Chico Domingos, o residente mais antigo da história do hospital. Falecido no dia 19 de dezembro, Chico estava há oito anos no setor de Moradia Assistida do hospital, criado pela própria necessidade da instituição em reunir num mesmo local os pacientes que perderam os vínculos sociais e familiares e estão em processo de adaptação para serem transferidos para as Residências Terapêuticas, mantidas pelo município de Natal. Atualmente, 12 pacientes estão nesta situação.

O Hospital João Machado conta atualmente com 130 leitos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e cerca de 400 funcionários atuando nas enfermarias masculina e feminina, enfermaria para tratamento de pacientes dependentes de álcool e outras drogas, além do pronto socorro.

De acordo com a diretora geral do hospital, Louise Seabra, o setor de clínica médica contará com 33 leitos de retaguarda para os hospitais gerais do Estado, tendo sido todo reformado, com previsão para entrar em funcionamento já no mês de março.

A+ A-