Hemonorte precisa de sangue de todos os tipos

O mês de dezembro registra uma queda no número de doações, por causa do foco das pessoas estar mais direcionado às compras e aos festejos natalinos.

Da redação,
Arquivo FD/Saúde
Diretora do Hemonorte, Linete Rocha, faz um apelo à população, chamando a atenção para a importância da doação.

Apesar das doações realizadas, neste fim de ano, o estoque do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) permanece crítico, precisando com urgência de sangue de todos os tipos.

A diretora do Hemonorte, Linete Rocha, faz um apelo à população, chamando a atenção para a importância da doação: “doar sangue é um compromisso social e, antes de tudo, um ato de amor, porque permite a quem precisa de sangue manter-se vivo”.

Segundo Linete, todos os anos o mês de dezembro registra uma queda no número de doações, devido o foco das pessoas estar mais direcionado às compras e aos festejos natalinos, quando muitos doadores deixam de comparecer aos hemocentros. Ao mesmo tempo, durante esse período de fim de ano, como de costume, ocorre um grande aumento de demanda por sangue na rede hospitalar do estado.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

·  Ter entre 16 e 68 anos

·  Ser saudável

·  Pesar acima de 50kg

·  Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior

·  Evitar alimentos gordurosos antes da doação

·  Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

·  Apresentar um documento oficial com foto.

LOCAIS DE DOAÇÃO:

NATAL:

·  Sede da instituição (Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h;

·  Posto Fixo de Coleta da Zona Norte (Complexo Cultural) – de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado de 8:00h às 12:00h.;

·  Posto Fixo de coleta da SESAP – Av. Deodoro , 730, Centro – de segunda à sexta, das 8:00h às 12:00h.

Tags: hemonorte
A+ A-