Hemocentro está com o estoque de sangue abaixo do normal

Pessoas interessadas em fazer a doação podem se dirigir à sede do Hemonorte ou outros dois pontos fixos.

Da redação, Sesap,

O Hemocentro do Estado vem registrando desde o início da copa do mundo, uma queda de 27% ao mês no número de doações. No período compreendido entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, o Hemonorte realizou 2. 425 coletas de bolsas de sangue, quando o normal seria mais de 3 mil.

“A demanda de sangue é constante, a diminuição das doações compromete o atendimento de muitos pacientes, que estão em tratamento, sem contar as urgências e as emergências” disse a Diretora Geral do Hemonorte , Linete Rocha.

No período pós-copa, o Hemonorte está investindo na mobilização da população para voltar a normalidade dos seus índices de doações, pois no momento o estoque de sangue com fator RH Negativo encontra-se em estado crítico, o que vem preocupando o Hemocentro.

Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Em Natal os doadores podem se dirigir até a sede do Hemonorte da Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados, de segunda a sábado, das 07h às 18h ou no posto fixo de coleta da Zona Norte, que fica no Complexo Cultural e funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h e também o outro posto fixo localizado na Sesap, na Av. Deodoro, 739- Centro, no térreo da Secretaria.

Tags: Hemonorte saúde
A+ A-