Governo faz cessão de prédio para ampliar atendimento da Liga em Mossoró

Hospital atende pacientes oncológicos de mais de 60 municípios da região Oeste, com média de 3.700 consultas por mês.

Da redação, Governo do Estado,
Rwprodução/Twitter

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) recebeu nesta terça-feira (13) autorização para utilizar o prédio do Governo do Estado onde funcionou a Escola Estadual Jardim de Infância Modelo. O Governo do Rio Grande do Norte cede o prédio por 15 anos à Liga que atende pacientes oncológicos de mais de 60 municípios da região Oeste, com média de 3.700 consultas por mês. 

"Avaliamos a solicitação como justa e decidimos atender exercendo um gesto humanitário e solidário com o objetivo de fortalecer a assistência à saúde na região", afirmou a governadora, professora Fátima Bezerra durante solenidade virtual que teve a participação do vice-governador Antenor Roberto.

Fátima lembrou que na semana passada assinou a ordem de serviço para retomada e conclusão das obras do Hospital da Mulher em Mossoró. "Saúde, segurança e educação têm que merecer prioridade de qualquer governo. porque são áreas essenciais. É com esse compromisso que oficializamos a cessão deste prédio.

Sabemos da importância da Liga para a região Oeste, que é hospital de referência para Mossoró e mais 60 municípios. Toda e qualquer doença é complicada, o câncer ainda mais. Estamos aqui cumprindo nosso dever, apoiando e fortalecendo o trabalho da Liga que é instituição sem fins lucrativos e tem credibilidade junto à população. Atendemos essa reivindicação por ser justa, merecida e cidadã.”

A governadora destacou outra parceria do governo com a Liga, a Nota Potiguar, programa que estimula a arrecadação de ICMS e contribui com várias instituições, inclusive a Liga em Mossoró que já foi contemplada com R$ 35 mil. Além disso, contextualizou ações para o combate à covid-19.

"Nosso Governo instalou em 12 meses a maior rede de leitos hospitalares no RN. Foram mais de 800 leitos e somente em Mossoró e região Oeste, nos últimos 4 meses, foram mais 126 leitos. Tudo isso para proteger a população, assegurar tratamento para preservar a vida. Também contratamos pessoal, treinamos, adquirimos EPIs. Mesmo com todo este trabalho estamos com ocupação de leitos acima de 90% devido à pandemia. Precisamos do engajamento e consciência de todos, inclusive das empresas e empresários para seguirem os protocolos e possamos conter a Covid.” 

Na opinião do secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, "a cessão mostra compromisso da governadora com a saúde e vai dar resposta à demanda por serviço de saúde de toda a região, ampliando a oferta e qualificando a atenção, inclusive com diagnóstico precoce. Só temos a saudar a iniciativa e desejar sucesso ao trabalho da Liga Mossoroense que já tem uma trabalho amplamente reconhecido".

Melhor assistência à saúde

O prédio estava desativado há 7 anos e é localizado na Praça Cônego Estevam Dantas, conhecida como "Praça dos Hospitais", no bairro Santo Antônio, próximo à unidade II da Liga (LMECC). A administração estadual planejava sediar no local as novas instalações da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) e da 6º Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE). Mas, os setores já estão bem alocados e funcionando em boas instalações, em prédio próprio do Estado.

Getúlio Marques, secretário estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), registrou a sensibilidade da governadora em decidir pela melhor destinação ao prédio. "A Seec planejava instalar a Direc, mas a sensibilidade da governadora levou a esta decisão que todos nós agora comemoramos. Tenho certeza que a nova destinação vai atender aos munícipes de todo a região, beneficiando quem precisa de tratamento de saúde".

Ao solicitar a cessão, os diretores da Liga informaram que serão ampliados os atendimentos laboratoriais e de quimioterapia, diagnósticos por imagem e pronto atendimento da unidade II da Liga em Mossoró.

Presidente da Liga, Paulo Henrique Lima do Monte destacou os benefícios que o uso do prédio trará para a instituição. "Temos 800 pacientes e com o novo espaço vamos tratar estas pessoas com maior distanciamento, prevenindo contágio por Covid-19. Com mais espaço também vamos implantar novos serviços. Agradeço à governadora e ao Governo do RN. Repito o que já disse à governadora: nunca uma administração fez tanto pela saúde e pela Liga como a atual gestão e registro a atenção com que somos tratados quando procuramos os atuais gestores públicos do nosso estado.”

Francisco José Cure de Medeiros, chanceler da Liga, disse que a ocupação do prédio abriu horizontes para muitas crianças, pois agora vai servir para tratar pessoas que necessitam e que poderão recuperar sua saúde e viver melhor. “Esse ato que o Governo concretiza agora deve ter o aplauso de todos os norte-rio-grandenses. O reconhecimento que fazemos à governadora é extensivo à sua equipe administrativa, que, por seus atos, honram a Liga e o trabalho que ela presta à população", afirmou.

Integrante do Conselho Consultivo da Liga, Manoel Leite de Souza afirmou: "só temos a agradecer a este gesto grandioso do Governo do Estado. Gesto que vai repercutir positivamente junto a todos aqueles que precisam de tratamento e de suas famílias".

Segundo a presidente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer em Mossoró e Região, Ana Clébia Nogueira, as pessoas que procuram a Liga são de várias classes sociais e de muitos municípios. Ela registrou que a Liga oferece sala de aula para crianças em tratamento realizarem seus estudos orientadas por duas pedagogas cedidas pela Secretaria Estadual de Educação. “Tenho certeza que todos da Liga vão honrar o compromisso assumido para a cessão do prédio", pontuou.

Referência também na área educacional, o Padre Sátiro Cavalcanti comentou sobre a importância da solenidade. "Participo deste ato com muita alegria. A governadora, sua equipe e todos que fazem a Liga estão de parabéns por este gesto que valoriza a saúde pública de Mossoró e do estado.”

Representando o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, o vice-prefeito João Fernandes disse que o novo espaço vai ajudar a salvar vidas. Já a deputada estadual Isolda Dantas considerou a cessão um ato de forte simbolismo: "a cessão do prédio é para a cidade e para toda a região Oeste, pois potencializa a oferta de serviços de saúde à população.”

Ao ato de cessão, realizado de forma virtual, transmitido pelo canal do Youtube do Governo do Estado, registraram presença secretários estaduais - Virgínia Ferreira (Sead), Gustavo Coelho (Sin),  Maura Sobreira (adjunta da Sesap), Socorro Batista (adjunta do GAC); e de gestores estaduais - Liane Ramalho (Sesap), Emiliana Bezerra (Ursap), Herbênia Ferreira (diretora do HTM), José Jadson Arnaud Amâncio (Seec/Direc), Samanda Alves (assessora da Potigás), Aécio Cândido (Instituto Kennedy).

Também participaram diretores do Instituto do Câncer de Mossoró, representantes do deputado estadual Francisco Medeiros, Câmara Municipal de Mossoró, Femurn, AMOP e do setor empresarial.

Tags: cessão de prédio Fátima Bezerra Governo do Estado Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer
A+ A-