Governo debate exigência do passaporte vacinal em bares, restaurantes e shoppings
Discussão envolve instituições públicas, entidades empresariais e empreendedores do setor de eventos.

O Governo do Estado anunciou no início da noite desta segunda-feira (17), após reuniões entre o Gabinete Civil e instituições públicas e entidades de classe, que novas medidas serão aplicadas no Rio Grande do Norte e enfrentamento da alta instabilidade provocada pela variante Ômicron e os quadros virais da Influenza que tem afetado todo o estado. A principal delas é a exigência de passaporte de vacina em bares, restaurantes e shoppings.
Pela manhã, entidades empresariais, empreendedores do setor de eventos e secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado também se reuniram para debater sobre as recomendações realizadas pelo Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e do surto de Influenza.
No final da tarde, a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador, Antenor Roberto, o secretário Cipriano Maia e o chefe do gabinete civil, Raimundo Alves, estiveram reunidos com o Des. Vivaldo Pinheiro, presidente do TJ; Paulo Alves, Pres. do TCE RN; Clístenes, Defensor Público Estadual e integrantes da Femurn para discutir as medidas que o Governo do Estado adotará.
O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves Júnior, relatou sobre uma das medidas a serem adotadas: a exigência do passaporte vacinal em bares, restaurantes, shoppings e locais com ventilação com sistema de ar-condicionado a partir de 100 pessoas.
A medida já tem data prevista para vigência, a partir da próxima sexta-feira (21).
“O passaporte da vacinação é uma medida já implementada, mas é fundamental que haja reforço em todos os estabelecimentos. Para eventos de grande porte, analisamos recomendar aos municípios a proibição dos eventos de rua, em virtude da dificuldade desse controle”, informou o secretário ainda pela manhã na reunião com a Fecomércio.
No anúncio realizado à noite, o secretário-chefe do Gabinete Civil informou que estão suspensos os eventos de rua até o dia 16 de Fevereiro e aqueles já liberados pelo governo do estado, a organização será convocada para discutir e garantir a fiscalização e cumprimento dos protocolos sanitários. Em caso de descumprimento, o evento será cancelado automaticamente.
Sobre os eventos previstos para o fim de semana em Pirangi e outros autorizados pelos municípios, Raimundo Alves informou que o governo do estado estará à disposição dos municípios para atuarem de forma conjunta.
As novas medidas serão publicadas através de decreto estadual no diário oficial do estado nos próximos dias.