Governo consegue adesão de mais prefeitos ao Pacto Pela Vida

Objetivo do Executivo é endurecer as regras para promover o isolamento social.

Da redação, Governo do Estado,
Reprodução/Twitter
Governadora Fátima Bezerra reuniu-se com os prefeitos de Arez, Goianinha, Maxaranguape, Monte Alegre e Nísia Floresta.

SELO-CORONA-100Depois dos municípios da 7ª Região de Saúde e de Mossoró, mais oito prefeituras potiguares aderiram ao ‘Pacto pela Vida’, ação iniciada pelo Governo do Estado que convoca os poderes executivos municipais a agirem de forma direta no combate à pandemia, especialmente em ações de fiscalização do cumprimento dos decretos estaduais para aumentar o índice de isolamento social. 

Entre as ações estão mais fiscalização para feira livres, proibição de circulação de áreas públicas, como orlas, controle de circulação com blitzen, entre outras medidas.

Os gestores atenderam ao apelo da governadora Fátima Bezerra realizado na tarde desta terça-feira (2) em reunião por videoconferência. Por meio o diálogo, a governadora busca ampliar o endurecimento de regras para promover o isolamento social, medida considerada mais eficaz no combate ao coronavírus (covid 19).

O governo está buscando o envolvimento direto das prefeituras no cumprimento e na fiscalização das medidas estabelecidas nos decretos estaduais. A união de esforços se faz necessária, também, diante das dificuldades financeiras do Estado.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Antônio Bráulio da Cunha (Arez), Rudemberg Honório Lisboa (Goianinha), Luis Eduardo Bento da Silva (Maxaranguape), Severino Rodrigues da Silva (Monte Alegre) e Daniel Gurgel (Nísia Floresta), além dos secretários de saúde Douglas Azevedo (Bom Jesus), Maria Emília (Monte Alegre), Lidiane Costa (Nísia Floresta) e de representante da secretaria de saúde de Ceará Mirim. Todos eles confirmaram que enviarão representantes para a comissão do Pacto criada na última segunda-feira (1º), quando o movimento foi iniciado. 

A comissão já conta com representantes dos municípios que fazem parte da 7ª Unidade Regional da Saúde Pública (Ursap) e irá alinhar a execução das propostas apresentadas pelo Pacto como a maior fiscalização nas feiras livres, a proibição de circulação de áreas públicas e o controle de circulação com blitzen educativas.

Os prefeitos confirmaram a intenção de colaborar intensificando a fiscalização e cumprimento dos decretos do estado. Fizeram pedidos em relação ao reforço na segurança, solicitaram EPIs e melhora na estrutura de atendimento dos casos graves com mais UTIs. 

Todos exaltaram a necessidade de reforço no isolamento e regras mais rígidas de controle social. Todos os prefeitos reconhecem a dificuldade do Estado e que há a necessidade de uma conscientização maior da sociedade. Assim, disseram estar dispostos a colaborar com o Governo no cumprimento das medidas.

Tags: endurecimento de regras Fátima Bezerra isolamento social Pacto pela Vida reunião com prefeitos
A+ A-