Fátima diz que irá prorrogar medidas de isolamento social
Governadora afirmou nesta segunda que taxa de distanciamento no Estado está longe da ideal.

A governadora Fátima Bezerra (PT) disse na manhã
desta segunda-feira (4), em entrevista ao Bom dia RN, da Inter TV Cabugi, que
irá prorrogar o decreto de isolamento social no Estado sem alterações.
Segundo a gestora estadual, a orientação de
renovação das medidas de distanciamento social partiu do comitê consultivo de
especialistas, instituído pela Secretaria de Saúde (Sesap). No dia 29 de abril, em entrevista para o Jornal 96, Fátima havia dito que obedeceria a critérios científicos para a retomada das atividades. “A sinalização quem vai me dar é o comitê científico. Eu não vacilo,
nunca vacilarei. Em primeiro lugar está a saúde, preservar a vida do
povo do Rio Grande do Norte”, afirmou na ocasião.
“As medidas adotadas foram decisivas para que não tivéssemos um sistema de saúde colapsado, como infelizmente é o caso de Pernambuco e Ceará, estados vizinhos. O alerta é para não baixar a guarda, focar no crescimento da taxa de isolamento no RN, que está longe da ideal”, afirmou Fátima Bezerra.
Apesar do anúncio, a chefe do executivo estadual não informou a data em que será prorrogada as medidas de isolamento social. Em relação ao uso de máscaras, a governadora disse que o decreto atual já trazia a recomendação para que os prefeitos editassem decretos municipais obrigando a população ao uso do equipamento de proteção, como ocorreu aqui em Natal na última semana.
"Não basta a obrigatoriedade pela obrigatoriedade. Há uma camada da população que não tem condições de acesso às máscaras. Até nessa questão, através de parcerias com empresas, estaremos disponibilizando ainda nesta semana a doação de 300 mil máscaras para cidadãos de todo o estado", esclarece Fátima, reiterando que a prorrogação do decreto não traz alterações também neste sentido.
O atual decreto foi publicado no dia 23 de março e vale até esta terça-feira (5). As aulas das redes pública e particular de ensino, no entanto, estão suspensas até o dia 31 deste mês.