Em parceria com ALRN, Grupo Reviver realiza mamografias na Festa do Boi e em Natal

Mulheres residentes em todo o Rio Grande do Norte podem fazer o exame, sendo necessário apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

Divulgação
Para ter acesso à Festa do Boi, é necessário portar também cartão de vacina comprovando imunização contra covid-19.

Em parceria com a Assembleia Legislativa do RN, o Grupo Reviver realiza mamografias na Festa do Boi e na Cidade Alta. A Unidade Móvel Savana Galvão estará no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, nos dias 13 e 14, das 10h às 20h, e na sede do legislativo potiguar, na Praça Sete de Setembro, em Natal, nos dias  15, 16 e 17, das 7h30 às 17h. 

As mulheres residentes em todo o Rio Grande do Norte podem fazer o exame, sendo necessário apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Para ter acesso à Festa do Boi, é necessário portar também cartão de vacina comprovando imunização contra covid-19.

Diagnóstico precoce

O prolongamento da pandemia de covid-19 e a redução da procura de serviços médicos por parte das mulheres têm preocupado especialistas da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Segundo a entidade, houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares.

De janeiro a julho de 2020, o número de mamografias realizadas caiu 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM.

"Mastologistas da SBM em todo o Brasil monitoraram essa movimentação que, certamente, variou de região para região, porém em todo o território nacional houve queda na procura por exames preventivos e tratamento", afirma Marques.

Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. “Insistimos na mensagem do diagnóstico precoce porque realmente ele é determinante para a paciente e suas chances de passar por tratamento e cirurgias menos invasivas, além da real chance de cura. No Brasil, cerca de 25% a 30% dos cânceres de mama são diagnosticado em estágio avançado”, afirma o médico.

*Com informações da Agência Brasil

Tags: mamografia saúde
A+ A-