Diretores de hospitais se reúnem para discutir os fluxos de atendimento

Desde 2013 a Sesap vem trabalhando na elaboração dos perfis de suas unidades hospitalares e na estruturação da CER.

Sesap,

Os diretores dos hospitais estaduais estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (17) com o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, e com a equipe da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) e Central Estadual de Regulação (CER) para discutir os fluxos de atendimento nas unidades.

Desde 2013 a Sesap vem trabalhando na elaboração dos perfis de suas unidades hospitalares e na estruturação da CER, que passará a regular 100% dos atendimentos, a partir de novembro, nos principais hospitais da rede estadual.

Foram publicadas normas técnicas com os protocolos dos fluxos ortopédicos, clínicos e cirúrgicos. “Os documentos que foram produzidos pela Cohur em conjunto com diretores de hospitais de referência do estado tem como objetivo principal dar uma maior visibilidade para o usuário sobre como se dará os fluxos entre hospitais regionais do RN, o SAMU e as unidades municipais de pronto-atendimento, no intuito de promover uma maior qualidade na assistência médico-hospitalar prestada a população”, explica Maria da Saudade de Azevedo, coordenadora do Complexo Estadual de Regulação.

A definição dos instrumentos do processo de regulação contará com o apoio dos Núcleos Internos de Regulação (NIR) de cada hospital, em parceria com as equipes da Cohur e Central de Regulação. Os servidores irão conhecer todo o processo e passarão por um treinamento para que, em novembro, os leitos estaduais sejam gerenciados exclusivamente pela Central.

A coordenadora da Cohur, Camila Costa, pediu o apoio dos gestores para o cumprimento das normas técnicas de regulação, além de destacar o processo de moralidade do serviço público que vem sendo feito pela atual gestão. “Sabemos que apesar das dificuldades financeiras, a gestão humana e estratégica não depende só de dinheiro. Vamos plantar a semente da moralização e esperamos que os caminhos trilhados sejam mais resolutivos e eficazes”, disse Camila. A coordenadora também lembrou que os diretores dos hospitais devem concluir um relatório de gestão para apresentar à equipe de transição de governo.

Tags: Saúde Sesap
A+ A-