CPClin cadastra crianças e adolescentes para testes de vacina contra covid-19 no RN

Vacinas testadas serão a da Oxford/AstraZeneca, a da Pfizer e a da Janssen.

Da redação,
Freepik
Voluntários podem ter idade entre 6 e 17 anos, mas o pai e a mãe precisarão assinar um termo de consentimento.

SELO-CORONA-100O Centro de Pesquisas Clínicas de Natal (CPClin), dirigido pelos professores do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN), Kleber Luz e Eveline Pipolo, está cadastrando voluntários para a nova fase de testes de vacinas contra a covid-19.

O CPClin realizou nos meses de setembro e outubro testes de vacinas contra covid-19 para pessoas acima de 18 anos. Foram 1.500 adultos voluntários na capital potiguar. Essa nova fase compreende testes com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Eles devem ocorrer nos meses de abril e maio.

Para a realização dos testes com crianças e adolescentes voluntários, os pais precisarão assinar um termo de consentimento para aplicação da vacina no filho. O cadastro é on-line. As vacinas testadas serão a da Oxford/AstraZeneca, a da Pfizer e a da Janssen.

Mais de 500 crianças e adolescentes já foram cadastrados, segundo o CPClin.

Funcionamento

Metade dos voluntários receberá uma das vacinas contra a covid-19, e a outra metade recebe a meningocócica ACWY, chamada vacina de controle, um imunizante contra a meningite, que será o placebo (sem eficácia para covid-19). Um sistema define randomicamente quem receberá qual vacina.

Cada participante recebe duas doses e é acompanhado pela equipe do estudo com frequência, ao longo de um ano.

Ao término da aplicação das doses será revelado se a pessoa tomou a vacina ou o placebo. Quem tomou o placebo será solicitado para tomar a vacina.

Tags: adolescentes covid-19 CPClin crianças Janssen Oxford/AstraZeneca Pfizer testes de vacinas voluntários
A+ A-