Centro de atendimento para enfrentamento da covid-19 abre na zona norte

Devem procurar unidade os pacientes com suspeita ou início dos sintomas, que são gripe, tosse, coriza, e dor na garganta.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Joana Lima/Prefeitura do Natal
Centro de atendimento a pacientes da covid-19, no Ginásio Nélio Dias, irá funcionar de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas, até às 12h.

SELO-CORONA-100O Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19 abre nesta terça-feira (7), no Ginásio Dias, zona Norte de Natal, e vai funcionar de segunda a quinta, das 8h às 16h e nas sextas das 8h às 12h. Deverão procurar o Centro os pacientes que estejam com suspeita ou início dos sintomas, que são gripe, tosse, coriza, e dor na garganta.

A estrutura montada pela Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com profissionais de saúde, que prestarão todo atendimento e esclarecimentos aos pacientes. Para atendimento, é necessário ser residente de Natal, levar o cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Ao chegar, as pessoas passarão por uma triagem dos profissionais da SMS e em seguida receberão atendimento médico. 

“Durante o atendimento, caso o médico prescreva e o paciente aceite, o paciente já sai do Centro com o medicamento adotado, de acordo com o estabelecido no protocolo médico adotado por Natal, através do Comitê Científico Municipal de Combate à Covid-19, grupo formado por infectologistas e epidemiologistas, aprovado pelo Conselho Regional de Medicina”, esclarece o titular da SMS, George Antunes. 

“Temos trabalhado incansavelmente na atenção básica de Natal, estamos adotando nosso protocolo nas UBS referenciadas com Salas de Priorização de Atendimento (SPA) para o tratamento do Covid-19 e com a parceria do Instituto de Medicina Tropical (IMT) começamos a realizar teste de swab em seis Unidades. Até o final dessa semana, estaremos ofertando o teste em nove Unidades; acompanhamentos de IGM positivo identificados nas testagens em massa. Esse conjunto de ações reflete na diminuição para desafogar as UPAS ”, afirma o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A secretária adjunta da Atenção Básica da SMS, Rayanne Araújo, lembra que as 10 UBS com horário estendido continuam em funcionamento e que todos os postos de saúde também atendem casos suspeitos de Covid-19. “A Rede de Natal está trabalhando no combate ao Covid. A abertura do Centro de Tratamento Covid-19 vai trazer mais agilidade e desafogar as nossas UPAS”, destaca.

Tags: Covid-19
A+ A-