Caso Bruninha: menina passa por transplante de coração em hospital de Recife

Apesar da cirurgia, quadro de saúde de Brunna Lopes Barbosa é considerado grave.

Da redação ,
A menina Brunna Lopes Barbosa, de 7 anos de idade, foi submetida na madrugada desta quinta-feira (4), em Recife, a um transplante de coração. A cirurgia aconteceu horas depois da chegada de Bruninha a capital pernamubucana.

Ainda na tarde de ontem, Bruninha foi transferida do Hospital Rio Grande em Natal e levada com escolta policial até a base aérea em Parnamirim, onde embarcou em um avião da FAB para Recife, onde foi internada no Instituto Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

A notícia da realização do transplante de coração de Bruninha foi anunciada pelo médico Madson Vidal através das redes sociais e foi muito comemorada. "Meus amigos caridosos, Bruninha vai ser transplantada de coração ainda hoje à noite. Que notícia maravilhosa! Deus é muito bom! Vamos torcer e horar para tudo dá certo na cirurgia", comemorou Vidal. 

Brunninha estava conectada a uma máquina para sobreviver, depois que seu coração parou de funcionar. Ela sofria com um problema congênito chamado “transposição das grandes artérias”, que acontece quando o paciente nasce com uma inversão das ligações da aorta e da artéria pulmonar com o coração. Essa patologia faz com que o sangue pobre em oxigênio não circule para os pulmões, caminho que teria convencionalmente antes de voltar, já “filtrado”, para o coração. Mesmo após duas cirurgias, foi necessário o transplante.

Após grande mobilização da sociedade e poder público através das redes sociais, foi viabilizada uma vaga para internação de Brunninha em Recife, onde há hospital credenciado para a realização do transplante de coração, e um doador ficou disponível logo após a chegada da criança. Diante disso, a garota foi imediatamente encaminhada para a cirurgia.

Apesar do transplante de coração, de acordo com o a direção do hospital, Bruninha segue internada na UTI em estado grave. 

Tags: Saúde
A+ A-