Ação alusiva ao Dia das mães incentiva a doação de sangue pelas mulheres

Segundo o Ministério da Saúde, elas podem doar até três vezes no período de um ano, com um intervalo mínimo de três meses.

Da redação, Sesap,
Divulgação
Entre os requisitos para doar sangue estão estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg e ter dormido bem na noite anterior.

Com o objetivo de incentivar  e elevar o número de doações femininas, o Hemocentro do RN realiza neste sábado (8), uma ação alusiva ao Dias das Mães. O Serviço Social realizará rodas de conversa sobre os mitos que permeiam a doação feminina e entregará  às mães que fizerem sua doação um mimo da Unidade.

Em 2020 o Hemonorte recebeu mais de 11 mil doações de sangue de pessoas do sexo feminino, o que representa 30% do  volume de sangue captado pela unidade.

Para a Diretora de Apoio Técnico, Miriam Mafra, a meta é aumentar o percentual de doações femininas. “O Hemonorte vem investindo em ações educativas exclusivas para este público. Vale lembrar que em tempo de pandemia as  vacinas impedem temporariamente a doação de sangue.  No caso da vacina da Oxford/Astrazeneca a espera são de sete dias, após cada dose. Já no caso da Coronavac, a doadora precisa aguardar 48h, após cada dose também”, afirma a diretora.

De acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres podem doar até três vezes no período de um ano, com um intervalo mínimo de três meses. Para doar a interessada deve fazer o agendamento pelo telefone 3232 6733 ou pelo site do Hemonorte: www.hemonorte.com.br.

Os critérios básicos para ser uma doadora são: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, Vir alimentado  e apresentar um documento de identificação original e com foto.

Tags: Dia das Mães doação de sangue Hemonorte mulheres
A+ A-