Secretário de Educação destaca ampliação de vagas na rede estadual de ensino

Getúlio Marques disse que objetivo é matricular cerca de 300 mil estudantes para ano letivo de 2020.

Flávio Oliveira,
Reprodução/TV
Secretário estadual de Educação, Getúlio Maques, concedeu nesta segunda-feira entrevista para o jornalista Diógenes Dantas, no RN Acontece.

O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, destacaou durante entrevista concedida nesta segunda-feira (18) para o jornalista Diógenes Dantas, no programa RN Acontece, que esperar ampliar para 300 mil o número de matrículas na rede estadual de ensino, para o ano letivo de 2020. Marques informou que já houve aumento em relação ao período anterior, chegando até o momento em 221 mil estudantes. “Houve um grande aumento de vagas esse ano porque nós sentimos que precisaríamos melhorar. No final do ano passado, nós terminamos com quase 200 mil alunos, mas já ofertamos esse ano 221 mil vagas”, disse.

O titular da pasta afirmou que o trabalho tem sido na tentativa de resgatar os jovens que se evadiram dos estudos. “É possível que quem está na gestão pense em melhorar o indicador retirando pessoas que têm dificuldades. Ao contrário, nós estamos buscando. Para nós o indicador é importante, mas é mais importante a inclusão dessas pessoas”, comentou.

A solicitação de matrículas já pode ser realizada para estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). Por meio do portal do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), ou pelo aplicativo Matrícula Escolar RN, os interessados já podem fazer a solicitação de matrícula para NEE, que seguirá aberta até o dia 30 deste mês.

Essa é uma das etapas do processo de solicitação de matrículas. Para que ela acontecesse, as escolas já informaram as vagas disponíveis para o ano letivo 2020, essa etapa, chamada Distribuição de Vagas, foi encerrada no final de outubro e consiste na atualização da oferta de vagas que serão oferecidas no ano seguinte, detalhando os turnos, séries e turmas que serão disponibilizadas.

Rn-h2

“Estamos renovando a matrícula de quem faz parte da rede. Então, entre o dia 4 o dia 30 de novembro, todos aqueles alunos que têm necessidades especiais podem se matricular na rede. Nesse momento, eles têm acesso ao site - que pode ser pelo próprio aplicativo no celular - ou no site da secretaria, que tem todas explicações sobre essas matrículas. Para todas as faixas de ensino, no caso para os os alunos que têm necessidades especiais”, destaca Marques.

A etapa seguinte no Calendário de Matrículas 2020 corresponde a “Solicitação de vagas para novos estudantes de ensino médio integral”, cujo período para requerimento das vagas segue aberto até 30 de dezembro. A divulgação das vagas solicitadas nesse último caso está prevista para ser divulgada no dia 8 de janeiro de 2020.

Em seguida, entre os dias 23 de dezembro deste ano e 14 de fevereiro de 2020, estará aberto o “Período para renovação de matrículas”, no qual é realizada a reiteração das matrículas dos alunos veteranos da rede estadual de ensino.

“Após todas essas renovações de matrículas aconteceram é quando se abrem as vagas para aqueles novos alunos. As vagas remanescentes”, comenta o secretário.

Confira o calendário da Matrícula Escolar 2020

- Solicitação de vagas para estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE): de 4/11 a 30/11

- Solicitação de vagas para novos estudantes do ensino médio integral: 6/11 a 30/12

- Divulgação das vagas concedidas para estudantes do ensino médio integral: 8/01/2020

- Renovação de matrícula: 23/12/2019 a 14/02/2020

- Transferência automática e por interesse próprio: 26/12/2019 a 24/01/2020

- Divulgação das transferências concedidas: 27/01/2020

- Novos estudantes: 31/01/2020 a 10/02/2020


Confira a entrevista com o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques:


Tags: Educação RN Acontece
A+ A-