Projeto mapeia pontos turísticos do RN durante 2ª Guerra Mundial

Natal & Parnamirim Field pretende viabilizar o Estado como destino turístico histórico.

Fátima Elena Albuquerque,
Reprodução/TV
Segundo Yves Guerra, mesmo sendo um episódio histórico conhecido, participação na 2ª Guerra nunca foi de fato transformada em oferta turística.

O projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra, lançado esta semana pelo Sebrae, pretende viabilizar o Estado do Rio Grande do Norte como um destino turístico histórico. A ideia é traçar um roteiro baseado na Segunda Guerra Mundial, quando a capital potiguar e Parnamirim foram marcadas pela presença de militares norte-americanos durante o conflito.

De acordo com o gestor do projeto, Yves Guerra, a proposta é que o roteiro com os pontos de interesse relativos à 2ª Guerra possa ser utilizado por turistas como uma alternativa ao binômio sol e mar. “Existem vários prédios históricos que foram mapeados, mas alguns de interesse e de relevância para o turismo”, disse, durante entrevista ao programa RN Acontece nesta sexta-feira (11).

A rota traçada pelo projeto está entre a base área de Parnamirim, que foi estruturada à época pelos Estados Unidos, e a histórica Rampa, que está sendo transformada em museu. O roteiro envolve também a maternidade Januário Cicco, utilizada como hospital de guerra, a Base Naval de Natal e o Grande Hotel. Além disso, o projeto também conta com um portal na internet em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português), com todo o conteúdo levantado pelo Sebrae.

RN-H22

Segundo Yves Guerra, o projeto desenvolveu ainda estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural, e ainda vai utilizar a tecnologia de realidade aumentada para criar mais atrativos nos principais equipamentos turísticos ligados à participação na Segunda Guerra. Monumentos, como a Rampa, terão pontos de realidade aumentada, em que o turista, ao apontar a câmera do smartphone, poderá fazer fotos em meio a jipe e soldados virtuais.

“Mesmo sendo um episódio histórico bastante conhecido, essa participação na Segunda Guerra nunca foi de fato transformada em oferta turística. Por isso, estamos dando esse primeiro passo para a criação de um roteiro”, afirmou Yves Guerra.


Confira a entrevista:


AMS

Tags: 2ª Guerra Natal & Parnamirim Field RN Acontece Yves Guerra
A+ A-