Celebrações da Semana Santa no RN ocorrerão a portas fechadas

Arquidiocese de Natal também suspendeu as atividades da Cúria Metropolitana.

Fátima Elena Albuquerque,
Reprodução/TV
Padre Valdir Cândido, párocoda Catedral, afirmou que as celebrações da Semana Santa ocorrerão sem a presença dos fiéis.

Todas as celebrações religiosas da Semana Santa na Arquidiocese de Natal serão privadas e sem público, conforme decreto da Província Eclesiástica de Natal, seguindo recomendação dos órgãos de saúde, em face da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20) pelo pároco da Catedral Metropolitana, padre Valdir Cândido de Morais, durante entrevista ao programa RN Acontece.

Segundo o padre Valdir Morais, foram suspensas a partir de hoje, por tempo indeterminado, todas as celebrações eucarísticas com a participação do povo, inclusive nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó.

“Há um decreto dos bispos da Província do qual devemos cumprir tudo o que ali está determinado. A chave número um da igreja é a vida e a vida em abundância. Seria contraditório, por parte da igreja, agirmos de forma diferente mesmo que não sejamos compreendidos”, afirmou. O pároco disse que vem recebendo inúmeras críticas e sofrendo com a intolerância por parte de alguns fiéis, que não entendem as medidas adotadas na Arquidiocese.

PE-H2

O pároco da Catedral também comunicou nesta sexta-feira a suspensão das atividades da Cúria Metropolitana (Centro Pastoral e Administrativo Pio X), a partir do final do expediente de hoje, pelo período de uma semana, podendo se estender, dependendo da situação do coronavírus na capital potiguar. Padre Valdir Cândido destacou que no próximo dia 27 de março, a medida será reavaliada e as novas decisões, consequentemente, serão informadas aos funcionários e ao público em geral.

"Essa foi uma decisão de Natal, que pode ou não ser seguida pelas dioceses de Mossoró e de Caicó. Os bispos, de certa maneira, estão seguindo as orientações de outras instâncias e todos os decretos que foram divulgados pela Província Eclesiástica de Natal estão baseados no que vem ocorrendo em outras dioceses", explicou. Ele disse ainda que hoje, a CNBB anunciou o cancelamento da Assembleia dos Bispos, que ocorre todos os anos no mês de abril, em Aparecida, em São Paulo.


Confira a entrevista:


AMS

Tags: coronavírus RN Acontece Valdir Cândido de Morais
A+ A-