Dados apontam que 65% dos internados por Covid em outubro não tomaram vacina

Dados evidenciaram que mais da metade das internações no RN neste mês são de pessoas não idosas e que não estavam vacinadas.

Da redação, Governo do RN,
Elisa Elsie
O compilado das internações, mostrou que dos 164 pacientes internados, 108 eram não vacinados contra a Covid-19.

Um monitoramento feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) identificou que 65% das internações por Covid, a partir de 1º de outubro de 2021, em hospitais do Rio Grande do Norte, que já foram finalizadas, ou por alta médica ou por óbito, foram de pessoas não vacinadas contra a doença. O compilado das internações, mostrou que dos 164 pacientes internados, 108 eram não vacinados. Os dados evidenciaram que mais da metade das internações são de pessoas não idosas e que não estavam imunizadas, o que demonstra a importância da adesão à campanha de imunização.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia, explica que a comprovação da variante Delta no Rio Grande do Norte a partir de agosto de 2021, demonstra a importância da vacinação. “Já temos a variante Delta sendo predominante no estado e apesar da transmissibilidade desta variante nós temos a clareza de que a vacinação vai sim nos proteger, por isso é fundamental reforçarmos a importância de se completar o esquema vacinal, além da procura pela dose de reforço pelas pessoas dos grupos prioritários”.

O estado já soma 173 amostras positivas para variante Delta em 30 municípios. A Sesap destacou que o vírus predominante atualmente em circulação no Rio Grande do Norte é a variante Delta, uma vez que esta deslocou a variante Gama, tornando-se prevalente na transmissão. Diante disso a Secretaria frisou que mantém seu trabalho de vigilância das síndromes respiratórias, sendo o diagnóstico laboratorial e o conhecimento da circulação dos vírus respiratórios fundamentais para o desenvolvimento destas atividades.

Além disso, a Sesap reforçou a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação em seu esquema completo.

Tags: covid RN vacina
A+ A-