Padre Ilmário Pinheiro assume direção dos colégios Salesianos RN

Com 36 anos, padre é nomeado para dirigir o cargo educativo no Salesiano São José e Salesiano Dom Bosco e projeta novos formatos de ensino para os próximos anos.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Divulgação
Padre Ilmário Pinheiro assume a direção-geral das escolas Salesiano São José e Dom Bosco no RN.

Os colégios Salesianos RN estão com um novo diretor-geral. O padre Ilmário Pinheiro, de 36 anos, assumiu a gestão educativa das escolas Salesiano São José e Salesiano Dom Bosco, após nomeação da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Ele substitui padre Robson Barros, que deixa o cargo após seis anos e que vai assumir outra missão salesiana. Dentre os novos projetos, o novo diretor-geral ressalta o trabalho de acompanhamento dos alunos desde a educação infantil até os estudantes que farão o Enem, acompanhando as diretrizes do Novo Ensino Médio, que pretende aprofundar as áreas específicas e garantir mais horas de estudo aos alunos e professores.

“Iniciamos um novo ano muito esperançosos, com o grande esforço de nossos educadores, alunos e alunas em se reinventarem a partir dos instrumentos tecnológicos disponíveis para a continuidade das aulas e demais atividades escolares. Dessa forma, iniciamos esse acompanhamento na educação infantil, com atenção ao desenvolvimento cognitivo de cada aluno, até os últimos anos de sala de aula, abraçando novos desafios. Para tanto, nossa equipe trabalha acompanhando as orientações vindas dos órgãos oficiais elaborando estratégias para a implantação de novas propostas, como é o caso do Novo Ensino Médio. Cuidamos para oferecer, além da excelência das aulas, ambientes e projetos que auxiliem a formação dos nossos educandos. De igual modo, nos mantemos convictos na responsabilidade de educar o aluno na perspectiva integral, motivando-o a ser protagonista de sua história”, ressaltou o novo diretor-geral.

Enfrentando o período de pandemia e as adaptações no processo de ensino-aprendizagem, padre Ilmário reforça as condições para uma nova construção do trabalho no Salesiano, com empenho para os valores cultivados na escola.

“Esse tempo desafiador reafirmou o papel indispensável da educação em seus diversos aspectos. Por meio dela devem ser formados seres humanos que afirmam o valor da ciência, da espiritualidade e, heroicamente, colocam a sua inteligência e seus dons a serviço da humanidade”, concluiu.

Padre Ilmário de Souza Pinheiro é licenciado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia, em Pernambuco, bacharel em teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. Após ordenado sacerdote em dia 15 de dezembro de 2012, foi enviado para viver e trabalhar no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju. Em 2016, foi transferido para a cidade de Lorena, no interior de São Paulo, onde atuou como professor universitário, coordenador de pastoral e coordenador do curso de Filosofia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Também nesse período, atuou como diretor espiritual de comunidades e oratórios nas cidades de Lorena e Piquete, ambas em São Paulo. Em 2020 foi transferido para Natal, onde atuou especialmente como diretor de pastoral do Colégio Dom Bosco de Parnamirim.

Tags: Padre Ilmário Pinheiro Salesiano
A+ A-